Esportes

Definidas as oitavas da Eurocopa. Confira os duelos e os retrospectos

Soccer Euro 2016 Italy Ireland-G852PFCB1.1.jpgForam definidas, nesta quarta-feira, as oitavas de final da Eurocopa. A Irlanda, que venceu a Itália (já classificada em primeiro) por 1 a 0, gol de Brady, e avançou em terceiro do Grupo E, vai enfrentar a França. O duelo acontece domingo, às 10h (de Brasília), no Stade des Lumières, numa reedição de um confronto polêmico. EUROCOPA 2016 (conteúdo estático e tabela)

Em 2009, os franceses garantiram a vaga à Copa do Mundo de 2010, ao empatar com os irlandeses em 1 a 1, após jogada irregular de Henry, que ajeitou a bola com a mão, antes do gol de Gallas.

No retrospecto recente, a vantagem é francesa sobre os irlandeses, com seis vitórias, quatro derrotas e seis empates.

A seleção que passar do duelo entre França e Irlanda mede forças, nas quartas de final, contra Inglaterra (segunda do Grupo B) e Islândia (segunda do Grupo F), que se enfrentam na segunda-feira. Nos últimos três jogos, foram dois empates e uma vitória inglesa.

Já os italianos entraram em campo, nesta quarta, sabendo que os rivais das oitavas serão os espanhóis, numa reedição da última final da Eurocopa (vencida pela Fúria por 4 a 0). Nas últimas 35 partidas, foram 10 vitórias para cada e 15 empates. A seleção que avançar enfrenta Alemanha (líder do Grupo C) ou Eslováquia (3ª do B), que duelam no domingo. Nos últimos 28 jogos entre os dois países, foram 17 vitórias germânicas, 5 empates e seis derrotas.Soccer Euro 2016 Sweden Belgium-G852PFDJI.1.jpg

A Bélgica, por sua vez, que venceu a Suécia por 1 a 0, gol de Nainggolan, passou em segundo do Grupo E. Essa partida marcou o adeus do ídolo sueco Ibrahimovic à seleção de seu país. Nas oitavas, os belgas vão duelar com a Hungria, no domingo. A Bélgica tem boas recordações contra os húngaros, com oito vitórias, dois empates e apenas três derrotas nas últimas partidas. Galeses (líderes do Grupo B) ou norte-irlandeses (3º do C), que jogam jogam sábado, serão os rivais da seleção que avançar. Nas últimas 95 partidas, foram 44 triunfos do País de Gales, 24 empates e 27 vitórias dos norte-irlandeses. Ibrahimovic

Outra quadrifinalista vai sair do confronto de sábado entre croatas e portugueses. No retrospecto recente, vantagem lusitana, que venceu os últimos três jogos. O país que seguir no torneio mede forças diante da Suíça ou Polônia, que jogam no mesmo dia. Nos últimos 10 jogos, foram quatro vitórias polonesas, cinco empates e um triunfo suíço.

NOVE INVICTOS

Das 16 seleções que seguem no torneio, nove estão invictas: França, Suíça, Inglaterra, Alemanha, Polônia, Croácia, Hungria, Islândia e Portugal. Outra curiosidade é que apenas os portugueses ainda não venceram.

OITAVAS DE FINAL
Suíça x Polônia
Croácia x Portugal
País de Gales x Irlanda do Norte
Hungria x Bélgica
Alemanha x Eslováquia
Itália x Espanha
França x Irlanda
Inglaterra x Islândia Duelos da Euro