Cotidiano

Defesa pede que STF revogue decisão que impediu nomeação de Lula

SÃO PAULO ? Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolaram, nesta terça-feira, um pedido para que o Supremo Tribunal Federal (STF) revogue a decisão do ministro Gilmar Mendes que, em março do ano passado, impediu a nomeação de Lula como ministro da Casa Civil do governo de Dilma Rousseff.

Segundo o advogado Cristiano Zanin Martins, os argumentos apresentados pela defesa de Lula são os mesmos utilizados nesta terça-feira pelo ministro Celso de Mello para manter a nomeação e foro privilegiado de Moreira Franco. O peemedebista foi conduzido ao cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. embora seja citado em delações premiadas da Odebrecht.

Em sua decisão, o ministro Celso de Mello afirmou que não se pode presumir desvio de finalidade se a pessoa preenche os requisitos para ocupar o cargo público para o qual foi nomeada. O ministro também disse que o fato de ter direito ao foro especial não implica em interrupção de investigação penal.

?A decisão de hoje reforça que o impedimento imposto a Lula não tinha amparo constitucional. Embora os danos já tenham sido consumados, é preciso que o STF corrija esse erro histórico em relação a Lula, como já requeremos por petição hoje protocolada?, afirmou Martins, por nota.