Cotidiano

David Bowie vai virar emoji em nova atualização do iPhone

emoji cantor.jpgRIO ? Que David Bowie é um ícone da cultura, todo mundo sabe. Mas agora o título vai ganhar uma conotação literal: a versão 10.2 do IOS, o sistema operacional do iPhone, inclui bonequinhos masculinos e femininos caracterizados como Aladdin Sane em uma nova safra de emojis ? os símbolos usados no WhatsApp e em outros aplicativos de mensagens instantâneas. David Bowie

A maquiagem com o raio desenhado no rosto do álbum “Aladdin Sane” (1972) é uma das personas mais marcantes de Bowie, o camaleão que ainda criou os personagens Ziggy Stardust, o roqueiro alienígena do álbum homônimo de 1972, e o Thin White Duke, do álbum “Station to station” (1976). Os emojis fazem de uma nova leva de símbolos profissionais, entre outros trabalhadores como astronautas, bombeiros e artistas plásticos. Há versões masculinas e femininas, bem como variações étnicas.

A nova versão do IOS foi lançada somente em versão beta, destinada a desenvolvedores de aplicativos. Vale lembrar que o WhatsApp utiliza os emojis da Apple, então todos os usuários do aplicativo devem ter acesso à novidade depois que o sistema for disponibilizado para o público em geral. Há uma semana, o Museu de Arte Moderna da Nova York (MoMA), adquiriu os 176 emojis originais, criados pelo japonês Shigetaka Kurita em 1999. Os desenhos de 12 por 12 pixels ficarão expostos no lobby do museu a partir de dezembro.

Coisas que você talvez não saiba sobre David Bowie