Cotidiano

Datafolha: Crivella mantém liderança com 48% e Freixo soma 25% das intenções de voto

RIO ? O candidato Marcelo Crivella (PRB) ampliou sua vantagem e mantém a liderança das intenções de voto na corrida pela prefeitura do Rio, com 48% dos votos, de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira. Marcelo Freixo, do PSOL, soma 25%. Na pesquisa divulgada no dia 6 de outubro, o candidato do PRB tinha 44% das intenções de votos e Freixo 27%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

O percentual de votos brancos e nulos subiu de 18% para 10%; o número de entrevistados não souberam responder caiu de 10% para 8%. É o primeiro levantamento após o início da propaganda eleitoral no segundo turno.

Considerando apenas os votos válidos, Crivella tem 66% e Freixo 34%. Para calcular os votos válidos, são excluídos da mostra os votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo usado pela Justiça Eleitoral na hora de divulgar o resultado oficial da eleição.

Foram ouvidos 1.152 eleitores entre esta quinta e esta sexta-feira. A pesquisa está registrada no TRE-RJ com o número RJ-03497/2016. O levantamento do instituto foi encomendado pela TV Globo em parceria com o jornal “Folha de S.Paulo”. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se for levado em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.