Cotidiano

Cúpula do PSDB discute com o Temer nova repactuação do apoio do partido ao governo

BRASÍLIA ? A cúpula do PSDB discute com o presidente Michel Temer uma nova repactuação do apoio do partido ao governo, incluindo a elaboração de um mini-pacote de medidas na área econômica para acalmar a área social e reaquecer a geração de empregos. Esse reposicionamento, entretanto, não é condicionado à confirmação do acordo firmado com o presidente do partido, Aécio Neves (PSDB-MG), para a nomeação do líder Antônio Imbassahy (BA) para a Secretaria de Governo.

Segundo dirigentes tucanos e peemedebistas, Temer queria anunciar a nomeação de Imbassahy somente em fevereiro, depois do recesso e da eleição da Mesa da Câmara, para não afrontar líderes do Centrão. Mas com o agravamento da crise e notícias sobre setores do PSDB que estariam pregando um desembarque, pode ser que Temer antecipe o anúncio.

Em reunião na manhã desta segunda-feira com o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG) e o líder do governo no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), Temer afirmou que está disposto a nomear Imbassahy ministro da Secretaria de Governo. Quer, antes de oficializá-lo, no entanto, costurar melhor esta indicação com os partidos que integram o “centrão”, grupo que reúne PP, PSD, PR, PTB, entre outros, e que forma a base aliada.

? O PSDB é o partido mais patriota da base. Nunca vai fazer a loucura que alguns poucos líderes do centrão fizeram, de dizer: ou Temer faz nossa vontade ou não votamos a reforma da Previdência. Agora, o Aécio e o Aloysio foram lá hoje para dizer a Temer que não é possível continuar assim, que ele tem que se impor e parar com esse vai e volta. E não é pelo bem do PSDB, é pelo bem do seu governo ? diz um dos dirigentes tucanos ouvidos pelo GLOBO.

Líderes do PMDB descartam a possibilidade de debandada dos tucanos por causa do episódio Imbassahy e do agravamento da crise causado pela divulgação de delações da Odebrecht atingindo a cúpula do governo.

? Se houver desembarque do PSDB vamos ter uma revolução de rua no Brasil. Ninguém aguenta mais outras confusões ? avalia um dos líderes do PSDB no Congresso que esteve com Temer no final de semana.

O presidente Michel Temer adiou sua viagem a São Paulo na manhã desta segunda-feira para o encontro com os tucanos. O presidente iria abrir o congresso anual do Movimento Falconi, às 13h, mas desistiu do compromisso. Á noite, em São Paulo, ele irá se encontrar também com o governador Geraldo Alckmin, em premiação que receberá do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. O Lide é coordenado pelo prefeito eleito de São Paulo, o tucano João Dória.