Esportes

Cristiano Ronaldo e Mourinho são investigados por sonegação de impostos

63100452_COMBO This combination of pictures created on December 2 2016 shows L a photo taken on Nove.jpgDepois de Messi e Neymar, que respondem a processo sobre fraude fiscal na Espanha, agora Cristiano Ronaldo e o técnico José Mourinho têm seus nomes ligados a indícios de sonegação de impostos.

De acordo com um grupo de 12 jornais europeus que integram o Consórcio Europeu de Investigação (EIC). Tal trabalho recebe o nome de Football Leaks.

Segundo esta investigação, o atacante teria colocado 150 milhões de euros em paraísos fiscais ao longo dos últimos sete anos. O esquema teria sido arquitetado por Jorge Mendes, agente de futebol que é apontado por ser o criador de um complexo esquema de evasão fiscal.

O CASO NEYMAR

No último dia 23, a promotoria espanhola pediu dois anos de prisão de Neymar e cinco anos para o ex-presidente do Barcelona Sandro Rosell por crimes de corrupção e fraude na contratação do atacante junto ao Santos, em 2013. Além disso, a promotoria também pede que o craque pague uma multa de ? 10 milhões (quase R$ 36 milhões).

A NN consultoria, empresa do pai de Neymar, afirmou que o craque estava tranquilo e divulgou uma nota:

?Reiteramos que se trata do mesmo processo reaberto em setembro de 2016, que havia sido arquivado pelo juiz José de la Mata. (…) Continuamos tranquilos, porque todos os contratos foram firmados com respeito aos preceitos legais, éticos e morais e com a ciência do Santos Futebol Clube e FC Barcelona?.

ETO’O TAMBÉM

Um dia após Neymar, o atacante Samuel Eto?o foi alvo do Ministério Público Espanhol, que pediu a detenção do camaronês por dez anos por fraudes fiscais, durante a sua passagem pelo Barcelona, segundo revelou o jornal espanhol “El Pais”.