Esportes

Cristiano Ronaldo diz que se sente como um inocente na prisão

Cristiano Ronaldo deu uma entrevista exclusiva ao jornal francês “L’Equipe”, depois de vencer pela quarta vez o prêmio “Bola de Ouro”, da “France Football”, de melhor jogador do ano. E admitiu tristeza com a suspeita de fraude fiscal que recai sobre ele.

– Há pessoas inocentes na prisão, e eu me sinto um pouco como elas agora – disse. – Sei que não fiz nada de errado, mas todo mundo está me acusando de um crime. Ninguém ficaria contente numa situação como essa – completou o craque português.

O atacante do Real Madrid admitiu que o prêmio de melhor do mundo fica manchado em meio às acusações que sofre.

BOLA DE OURO – 13-12

– Sim, sim. Se eu dissesse o contrário, estaria mentindo, não sou hipócrita – reconheceu.

As acusações são mentirosas, garante Cristiano Ronaldo.

– Elas (as notícias sobre suposta fraude fiscal) me aborrecem porque são mentiras. Nem sempre digo o que penso, porque às vezes isso me prejudica. Mas está claro que essa história tem me afetado bastante. Toda essa investigação jornalística é muito dura para mim e para as pessoas ao meu redor. Minha família, meu filho, todos que trabalham comigo. Meu filho vai ao colégio, começa a entender as coisas que acontecem. Tuda essa história me aborrece porque sempre tento fazer bem as coisas, ser transparente.

O jornal “El Mundo” havia publicado, no início da semana passada, que Cristiano Ronaldo teria camuflado 150 milhões de euros na Suíça e nas Ilhas Virgens Britânicas, paraísos fiscais, de acordo com informações da plataforma Football Leaks. De acordo com o jornal espanhol, a partir de uma fonte do Ministério da Fazenda espanhol, as investigações a respeito de uma suposta fraude fiscal de Cristiano Ronaldo estão “avançadas”. O caso, de acordo com a mesma fonte, segue “em silêncio” para que as autoridades possam reunir provas suficientes antes de levá-lo ao Ministério Público.

Quando as primeiras notícias começaram a circular, Cristiano Ronaldo tentou não se mostrar preocupado.

– Quem não deve não teme – afirmou na ocasião.

Na quinta-feira passada, porém, CR7 divulgou um documento em que mostra ter declarado ao Fisco espanhol, em dezembro de 2015, um patrimônio de 203,7 milhões de euros fora da Espanha (cerca de R$ 865 milhões na cotação da época). Já o patrimônio de CR7 na Espanha, segundo o mesmo documento, era de 23,5 milhões de euros, ou quase R$ 100 milhões na cotação da época. Os documentos de CR7 foram publicados através da Gestifute, agência do empresário português Jorge Mendes, que cuida da carreira do jogador.

FAZENDA ESPANHOLA SOLICITA DOCUMENTOS

Nesta terça-feira o “El Mundo” publicou que a Fazenda espanhola solicitou o envio dos documentos que serviram de base para a publicação da reportagem sobre uma possível fraude fiscal de Cristiano Ronaldo no país. A agência tributária pediu informações também sobre outros 36 casos de pessoas físicas e jurídicas que tiveram informações fiscais divulgadas pelo Football Leaks.