Cotidiano

Cras aponta 203 casos de violação de direitos de idosos

As denúncias evolvem, além da violência e maus tratos, questões de abuso, uso indevido de benefícios entre outras situações

Cascavel – O Cras (Centro de Referência em Assistência Social) de Cascavel identificou, somente neste ano, 203 casos de violação contra os direitos dos idosos. As denúncias evolvem, além da violência e maus tratos, questões de abuso, uso indevido de benefícios entre outras situações.

Todos os casos são encaminhados ao Creas III que é o serviço de proteção e atendimento especializado a esse público. “De janeiro até a primeira quinzena de junho foram atendidos 273 idosos. Destes casos, cerca de 70 não tiveram a identificação da violação de direito e violência, porém em todos há intervenção do Creas II”, esclarece o diretor da Assistência Social, Hudson Moreschi.

O Município oferece suporte quando um idoso é verificado em situação de maus tratos. “Isso compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias”, ressalta o diretor.

A secretaria de Assistência Social também trabalha para que essas famílias sejam incluídas em serviços socioassistenciais e programas de transferência de renda, de forma a qualificar a intervenção e restaurar o direito.

Para conscientização

Como parte da programação ao Dia Mundial do Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, ações foram realizadas na Praça Wilson Joffre ontem. “O objetivo é orientar a população e lançar um olhar ao idoso como sujeito de direitos, e as formas de denunciar os casos de violação de direitos”, ressalta Moreschi.

Durante dois dias, a equipe do Creas III entregou à população materiais informativos. “Na abordagem, orientamos às pessoas sobre o disk 100 para as denúncias anônimas sobre os casos de violência que envolvem adultos, mulheres e principalmente os idosos e também a procurar o atendimento no serviço público”, afirma a educadora social Selenita Marcondes.

Faixas foram expostas no local para reforçar que os idosos merecem e devem ter o direito ao respeito.

Formas de violência contra o idoso: 

Violência física, abuso psicológico, abuso sexual e violência sexual, abandono, negligência, abuso financeiro e econômico e auto negligência.