Cotidiano

Corpos de vítimas de chacina são enterrados em São Paulo

SÃO PAULO – Os corpos de Robson Fernandes Donato de Paula, de 16 anos, Caíque Henrique Machado Silva, Jonathan Moreira Ferreira, ambos de 18, Cesar Augusto Gomes da Silva, de 19 anos, mortos em uma chacina que teria sido motivada pela vingança do assassinato de um guarda municipal em setembro, foram enterrados na tarde deste sábado. Após um velório, os quatro amigos foram enterrados juntos, no Cemitério da Vila Alpina, na Zona Leste. Já o corpo de Jones Januário foi sepultado no Cemitério da Vila Formosa, também na Zona Leste, e deve ser enterrado no domingo.

Integrantes da ONG Rio de Paz realizaram uma manifestação durante o enterro, para cobrar providências do governo do estado de São Paulo sobre o caso

A polícia de São Paulo apreendeu um carrinho de mão, um facão, roupas com manchas de sangue e um reboque de carro na região onde os corpos foram encontrados, no último domingo, em uma mata em Mogi das Cruzes, Grande São Paulo. A investigação quer saber se há relação dos objetos com o crime.

Na noite de quinta-feira, a polícia prendeu na noite de quinta-feira o guarda civil metropolitano de Santo André, no ABC paulista, suspeito de envolvimento na execução dos cinco jovens. Rodrigo Gonçalves Oliveira teve a prisão decretada por 30 dias.

Os jovens, com idades entre 16 e 30 anos, desapareceram no último dia 21 de outubro quando saíram de casa, na Zona Leste, rumo a uma suposta festa em Ribeirão Pires, no ABC paulista. Desde o início, parentes dos desaparecidos disseram suspeitar do envolvimento de policiais no sumiço como represália pela morte de um agente de segurança.

EMBOSCADA

Em depoimento ao DHPP, Oliveira confessou ter usado um perfil falso de uma mulher em uma rede social, que apagou logo após o desaparecimento, para atrair os jovens para uma emboscada. Ele negou, no entanto, ter participado dos assassinatos. As investigações continuam.

Quatro jovens tinham registros de passagens pela polícia. Jones era o único do grupo que não tinha antecedentes criminais e o responsável por dar uma carona ao grupo até a suposta festa.