Cotidiano

Coreia do Norte teria 21 bombas nucleares, segundo especialistas

WASHINGTON – A Coreia do Norte pode ter fabricado seis bombas nucleares ou mais nos últimos 18 meses, com o que seu arsenal poderia alcançar 21 bombas nucleares, estimou um centro de investigação americano.

O Instituto de Ciência e Segurança Internacional (Isis), com sede em Washington, baseia suas estimativas em uma avaliação da quantidade de plutônio militar e de urânio altamente enriquecidos que a Coreia do Norte poderia ter produzido no complexo nuclear de Yongbyon ao norte de Pyongyang.

Com base em imagens de satélite, o secretário geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, disse na semana passada que a Coreia do Norte parecia ter reativado uma usina de recuperação de plutônio para uso em armas nucleares.

No final de 2014, o Isis estimava que a Coreia do Norte tinha entre 10 e 16 bombas atômicas.

Desde então, a Coreia do Norte fabricou entre quatro a seis, o que elevaria seu arsenal a um total entre 13 e 21 armas, estimou na noite de terça-feira o Isis. Neste cálculo, leva-se em conta o teste de bomba realizado por Pyongyang em 6 de janeiro.

Entre os testes de atividade detectados em Yongbyon figuram movimentos de veículos, vapor, descargas de águas quentes e transporte de material.

O reator de cinco megawatts em Yongbyon tinha sido fechado em 2007, sob um acordo com ajuda humanitária, mas a Coreia do Norte realizou trabalho de renovação após o seu terceiro teste nuclear em 2013.

A Coreia do Norte realizou quatro testes nucleares. O último aconteceu em 6 de janeiro, e Pyongyang disse que era uma bomba de hidrogênio ou bomba H.