Cotidiano

Copel e Sanepar já restabeleceram quase 100% dos serviços nas regiões prejudicadas por temporal

Segundo a Copel, de 492 unidades atingidas com o temporal de sexta e sábado, ainda restam 9 mil unidades sem energia

Copel e Sanepar já restabeleceram quase 100% dos serviços nas regiões prejudicadas por temporal

A Copel e a Sanepar atuaram no fim de semana para restabelecer as redes de energia e sistemas de abastecimento de água atingidos pelo temporal de sexta-feira e madrugada de sábado (21 e 22). Segundo a Copel, a ocorrência deixou, alternadamente, 492 mil clientes sem energia. As regiões mais atingidas foram o oeste, centro-sul e leste.

A Copel informa que restam 9 mil unidades consumidoras sem energia, que serão religadas no decorrer desta segunda-feira (24). Estes clientes ficam em áreas remotas ou em locais onde houve muita destruição na rede.

Na região leste do Estado, o temporal atingiu com mais força Curitiba e Região Metropolitana. Já no centro-sul, o maior número de desligamentos de energia aconteceu em Irati, Inácio Martins e Prudentópolis. Na região oeste, as cidades de Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Palmas foram as mais afetadas.

O restabelecimento de energia segue priorizando situações de risco, onde há cabos soltos, subestações que alimentam a rede, serviços emergenciais, como hospitais e estações de abastecimento de água e grandes circuitos.

SANEPAR – O abastecimento de água foi prejudicado em diversas regiões porque, com a queda de energia, poços, captações em rios, estações elevatórias e estações de tratamento ficaram sem operação por várias horas. Isso afetou a produção e a distribuição de água.

Nesta segunda-feira, o abastecimento está normal nos sistemas das regiões leste, oeste e sudoeste. Em Foz do Iguaçu, onde o fornecimento foi mais prejudicado devido à intensidade do temporal, a situação já foi normalizada. O abastecimento também está normal nas regiões de Ponta Grossa e Guarapuava (centro-oeste), com exceção de Telêmaco Borba e Sengés, onde deve normalizar totalmente ao longo da tarde.

A situação mais crítica foi em Laranjeiras do Sul, onde os níveis dos reservatórios estão se recuperando. Segundo a Sanepar, em Laranjeiras e Foz, se ocorrer falta de água deve ser pontual. Nesses casos, a empresa orienta que o cliente entre em contato pelo 0800-200-0115 para registrar protocolo de atendimento. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.