Cotidiano

Conta de luz no Rio é 17% mais cara por elevado nível de furto de energia

INFOCHPDPICT000062200512RIO – A Light realizou nesta terça-feira uma grande operação de combate ao furto de energia em Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A distribuidora informou que encontrou 1.300 irregularidades no consumo de energia, de um total de 1.500 inspeções, ou seja, com 85% de efetividade.

Como parte da energia que é roubada é paga por todos os consumidores, segundo a distribuidora, as contas de energia poderiam ser 17% mais baratas se não fossem os furtos de energia no Rio.

Segundo a concessionária, o Rio de Janeiro é o estado com maior perda de energia no Brasil. Já a companhia detém o posto de concessionária com o maior nível de furto: quase um quarto (23,39%) de toda a energia distribuída pela Light é furtada, equivale a 6.000 Gigawatts/hora/ano (GWh/ano) ou o consumo de todo o mercado residencial do Espírito Santo.

De acordo com a Light, até setembro deste ano foram realizadas 81 operações e mais de 40 mil inspeções com 50% de detecção de irregularidades. Como consequência da atuação conjunta com a Secretaria de Segurança Pública foram lavrados 276 boletins de ocorrência e efetuadas 33 prisões.

Na operação desta terça-feira, a Light utilizou cerca de 800 profissionais que inspecionaram estabelecimentos comerciais e residenciais na região de Guaratiba. A Light informou que também disponibilizou atendimento comercial aos clientes, por meio de sua agência móvel, estacionada na Praça Antônio Ibiapina, na Rua Vicente Perrota. A concessionária reforçou o pedido à população para que denuncie furto de energia.