Cotidiano

Consultas do Cisop serão retomadas em consultórios particulares

As especialidades médicas ofertadas pelo Cisop passarão a serem atendidas através de 24 consultórios particulares conveniados

Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos e o Secretário de Saúde, Thiago Daross Stefanello, anunciaram nesta terça-feira (7), a retomada das consultas especializadas, através do Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde).

As especialidades médicas ofertadas pelo Cisop passarão a serem atendidas através de 24 consultórios particulares conveniados.

De acordo com Stefanello, assim como diversos serviços tiveram suas atividades interrompidas no início da pandemia causada pela covid-19, o Cisop também suspendeu as consultas eletivas que são encaminhadas pelas unidades de saúde do município. Neste mês, os atendimentos serão retomados de forma ordenada e estratégica para evitar as aglomerações entorno da estrutura física do consórcio.

“A direção do Cisop reorganizou o fluxo dos pacientes que precisam ser avaliados por médicos especialistas. Isso foi possível graças a uma   proposta feita pelo prefeito Paranhos com o objetivo de fazer uma retomada segura dessas consultas ampliando o atendimento para as clínicas particulares dos respectivos médicos conveniados”, explicou Thiago.

As consultas especializadas ofertadas pelo Cisop agora serão atendidas por 24 consultórios médicos. De acordo com a secretaria de saúde, serão 2 mil consultas/mês atendidas.

Essa estratégia de atendimento não terá nenhum custo adicional pago pelo Município ao Cisop por conta da descentralização do atendimentos aos pacientes. “Esse é o momento muito importante, pois muitas pessoas tiveram suas consultas suspensas por conta da pandemia e a reorganização do atendimento foi também deliberada também pelas prefeituras integrantes do consórcio”, destacou o prefeito Leonaldo Paranhos.

Fluxo de agendamentos

Vale lembrar que os atendimentos no Cisop seguirão o fluxo de agendamentos das consultas já administrado pela Secretaria de Saúde e o Cisop. “Os pacientes que já tiveram encaminhamento pelas unidades de saúde estão sendo informados através do contato telefônico feito pela Secretaria de Saúde sobre o dia da consulta com o especialista, sem necessidade de deslocamento até o Cisop, já que os atendimentos serão feitos nos consultórios particulares dos profissionais conveniados”, detalhou o secretário de Saúde.

O Cisop

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop), foi criado e constituído em 24 de novembro de 1995. É formado por 25 (vinte e cinco) municípios, da área de abrangência da 10º Regional de Saúde de Cascavel.

As especialidades ofertadas pelo consórcio são: cardiologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia torácica, coloproctologia, dermatologia, endocrinologia, fonoaudiologia, gastroentorologia, ginecologia, hansenologia, infectologia, LME, nefrologia, neurologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria, reumatologia, urologia.