Cotidiano

Construtora PDG Realty anuncia que buscará recuperação judicial

RIO – A construtora e incorporadora PDG Realty vai entrar nesta quarta-feira com pedido de recuperação judicial na Comarca da Capital do Estado de São Paulo, segundo informou a companhia em fato relevante divulgado nesta manhã. A recuperação judicial proporciona a empresas em dificuldades um período para se erguer sem o risco de serem liquidadas por seus credores. A notícia foi antecipada mais cedo pelo colunista do GLOBO, Lauro Jardim, em seu blog.

No comunicado, a PDG informou que a recuperação vai abranger mais de 500 outras sociedades cujo capital é detido integral ou parcialmente pela companhia, o chamado Grupo PDG.

A recuperação judicial da PDG era tida como questão de tempo pelos analistas de mercado, diante das dificuldades que a construtora vinha enfrentando em seu plano de reestruturação iniciado em 2015. De acordo com o fato relevante, a decisão foi tomada porque o acordo de reestruturação de dívidas celebrado com diversos bancos ? que previa prorrogação de pagamentos de juros e amortização de principal, além de novo financiamento para cobrir despesas gerais e administrativas ? não surtiu o efeito esperado.

?O Grupo PDG continuou a enfrentar sérias dificuldades na gestão e continuidade de seus empreendimentos imobiliários”, disse a empresa.

Por isso, o conselho de administração da PDG ?ponderou que ainda não foi possível encontrar, no âmbito extrajudicial, uma solução sustentável para a crise financeira por que passa? e concluiu que o ajuizamento da recuperação judicial é a ?medida mais adequada? neste momento.

?O ajuizamento da recuperação judicial (…) representa um novo passo na continuidade do processo de reestruturação, no qual o Grupo PDG buscará negociar com seus credores e ?stakeholders? uma solução abrangente e eficaz para a crise econômico-financeira do grupo. Durante toda a recuperação judicial, o Grupo PDG envidará seus máximos esforços para preservar suas atividades comerciais e operacionais e cumprir compromissos com clientes?, concluiu o fato relevante.

Uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) foi convocada para ratificação do pedido.