Cotidiano

Conselho Nacional do MP analisa nesta terça pedido de Lula contra procurador

SÃO PAULO – O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) analisa nesta terça-feira a representação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra o procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima. Em abril, os advogados de Lula pediram uma punição ao investigador.

Lula e sua defesa afirmam que o investigador antecipou o julgamento do ex-presidente em comentários na imprensa.

?As declarações de pré-julgamento que, reproduzidas à exaustão pela mídia, configuram verdadeiro tribunal paralelo, começaram no dia 4 de março, em coletiva quando da condução coercitiva ilegal feita contra o ex-presidente?, afirma a petição da defesa de Lula.

Não é a primeira vez que Lula aciona investigadores no CNMP. No início do ano, eles pediram o afastamento do promotor Cássio Conserino, o Ministério Público de São Paulo, das investigações sobre o triplex do Guarujá. O pedido foi rejeitado.

A defesa de Lula pede que ele seja afastado de caso relacionado ao ex-presidente por suposta violação do ?princípio da presunção da inocência e sigilo de Justiça?. Pedem também que o Conselho atue para que ele se abstenha de emitir novos juízos de valor a respeito de qualquer apuração não concluída sobre o ex-presidente e seus familiares.