Cotidiano

Conselho de Puerto Iguazú deve elaborar projeto para reabertura de fronteira

Uma proposta concreta, com protocolos sanitários de segurança será apresentado ao governo argentino

Conselho de Puerto Iguazú deve elaborar projeto para reabertura de fronteira

Em reunião de representantes de cada setor que faz parte do Comitê de Crise e Iguaçu, realizada na tarde dessa segunda-feira (2), foi tomada a decisão de deixar nas mãos da Codespi, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Puerto Iguazú, elaborando uma proposta concreta e lógica para apresentar ao governo da província de Misiones. Com a montagem de uma câmara técnica, eles trabalharão juntos para a reabertura da Ponte Tancredo Neves, na fronteira entre Brasil e Argentina.

“Com base em uma proposta específica, que ainda não foi apresentada ao Governo Provincial, o Comitê de Crise trabalhará para agregar ideias à Codespi, para o desenvolvimento de um projeto que beneficie a todos”, disse o empresário Santiago Lucentti, presidente da AHGAI para La Voz de Cataratas.

A princípio, a Comissão trabalhou em uma proposta que buscava uma forma de iniciar o trânsito de turistas pela ponte, respeitando os protocolos que não prosperaram. Se a proposta específica que a Codespi vai preparar não encontrar respostas, as negociações serão diferentes.

Questionados sobre a manifestação auto-organizada de terça-feira (3), eles disseram que “a manifestação não tem nada a ver com o Comitê de Crise, nunca recebemos um pedido formal, já que as Associações se tratam dessa forma”.

A reclamação que fazem fora do comitê, alguns setores como taxistas e trabalhadores do turismo, é sem dúvida a reclamação do setor que busca trabalhar, pois a situação se tornou insustentável. Embora as Associações não estejam envolvidas, alguns membros acompanhariam a proposta.

Fonte: Portal da Cidade de Foz