Política

Conselho de Ética indica penalidade para vereadora

Projeto de resolução agora vai a plenário para decisão final

Foz do Iguaçu – Os cinco integrantes do Conselho de Ética da Câmara de Foz do Iguaçu aprovaram o parecer do Processo Administrativo Disciplinar 02/2018, elaborado pelo vereador João Miranda, sobre a quebra de decoro da vereadora Nanci Andreola (PDT), que teria ido ao Rio de Janeiro em um dia que faltou na Câmara e justificou a falta com atestado médico. Ela postou em seus perfis nas redes sociais fotos no Rock In Rio.

Miranda leu o relatório que descreve a denúncia e o trâmite da investigação. “O meu voto pela suspensão do mandato da Vereadora Nanci Rafagnin Andreola (PDT) pelo prazo de 30 dias”, declarou o vereador João Miranda, ao expor seu voto na tribuna da Casa, bem como o embasamento de sua decisão. O voto foi aprovado por unanimidade. Agora, a decisão do Conselho será submetida ao plenário da Câmara em forma de projeto de resolução.

Compareceram como defesa da vereadora os advogados Carla Queiroz e Gustavo Bonini Guedes. “Tenho certeza de que se alguém cometeu algo a respeito do atestado, essa pessoa não foi a Nanci. A confecção, fraude e crime é assunto para o Ministério Público. Uma das testemunhas chegou a dizer que não sabia o que estava fazendo aqui durante a oitiva, então estavam brincando com o Conselho de Ética. É uma brincadeira fazer a Nanci sentar aqui por uma situação muito diversa das outras. Juntamos diversas jurisprudências sobre situações muito semelhantes que pela justiça não determinou cassação de mandato”, disse o advogado Gustavo Bonini.

Ao justificar seu voto, o vereador Elizeu Liberato (PR) lembrou que há um processo no Ministério Público sobre o caso.

Votaram ainda os vereadores Celino Fertrin (PDT); Protetor Jorge (PTB) e Marcio Rosa (PSD). O advogado Gustavo Guedes declarou que a defesa abriu mão do prazo recursal.