Cotidiano

Consciência e proximidade com a natureza para celebrar a “água”

No Dia Mundial da Água, o setor de Educação Ambiental reforçou as ações e informações junto à população sobre a necessidade de cuidados com a água e também sobre a necessidade de se fazer a separação e acondicionamento correto do lixo reciclável

Consciência e proximidade com a natureza para celebrar a “água”

Cascavel – No Dia Mundial da Água, celebrado ontem, 22 de março, para despertar a conscientização entre os consumidores, o Setor de Educação Ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cascavel, em parceria com a Sanepar e o setor de Endemias da Secretaria de Saúde, realizou ação de conscientização com distribuição de panfletos educativos e bolsas de ráfia para coleta seletiva.

“O Dia da Água é muito importante para refletirmos sobre o papel do cidadão e sua atitude em relação aos cuidados com nosso manancial de abastecimento, que é o rio Cascavel e também com todos os mananciais. Cascavel está em cima de um divisor de três bacias hidrográficas, e entendemos a importância de nosso cuidado para que a água seja e tenha um ciclo perene e os nossos rios também, deixando as vidas animal e humana com água disponível para sobreviver”, disse o secretário municipal do Meio Ambiente, Nei Haveroth, participou da ação frente ao Paço Municipal.

No Dia Mundial da Água, o setor de Educação Ambiental reforçou as ações e informações junto à população sobre a necessidade de cuidados com a água e também sobre a necessidade de se fazer a separação e acondicionamento correto do lixo reciclável. “Estamos orientando as pessoas sobre a importância da separação do lixo reciclável e, ao mesmo tempo, trabalhando junto com a Secretaria de Saúde no combate à dengue. É importante que as pessoas saibam que é possível separar corretamente o lixo reciclável, guardá-lo de forma correta e assim evitar o acúmulo de água nestes recipientes, que posteriormente são recolhidos pelo programa Reciclar é Preciso e levado para os Ecopontos para serem transformados em renda para as famílias que trabalham nestes locais”, explicou, Indialara Rossa, responsável pelo setor de Educação Ambiental da Sema.

 

Pesca no lago

Na parte da tarde, uma pescaria no Lago Municipal de Cascavel, com a participação dos idosos que fazem parte do programa felicidade do idoso, integrou as atividades do Dia Mundial da Água. “Nosso compromisso é com os idosos. O Governo Municipal tem esta preocupação em proporcionar saúde, qualidade de vida e alegria para nossos idosos através atividades como esta, dos passeios pelos pontos turísticos da cidade, que são muitos e das atividades realizadas no Parque Tarquínio, onde temos a Cidade do Idoso”, explicou o secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Júnior.

“A pescaria hoje (ontem, terça-feira) é restrita aos idosos, nos próximos dias estaremos elaborando um calendário e divulgando a data para uma pescaria aberta à toda população”, explicou Ailton Lima, diretor da Sema.

 

Secom/Cascavel