Esportes

Conexão Esporte: Campeonato Paranaense de Futebol, FC Cascavel e Rio Branco

Conexão Esporte: Campeonato Paranaense de Futebol, FC Cascavel e Rio Branco

Rodada da tensão

Mais do que um jogo ou uma vaga na próxima fase, as partidas deste fim de semana do Campeonato Paranaense de Futebol podem dizer muito mais sobre a retomada que todos queremos.

Não tem como falar do futebol sem citar a pandemia e seus efeitos.

Sabemos dos protocolos, dos testes, mas também sabemos que o brasileiro adora dar uma folgada, usar o jeitinho, e isso pode ser desastroso.

Vou citar alguns fatos para iniciar as projeções.

O técnico do Operário testou positivo, mas o exame foi feito na quarta e ele trabalhou com o elenco até a manhã de sexta. O local de trabalho de Gerson Gusmão são os corredores e os vestiários do Estádio Germano Kruger, onde, neste sábado, passarão jogadores, funcionários e dirigentes do FC Cascavel e do Rio Branco.

Será que esses lugares serão desinfetados? Vocês têm noção do efeito que isso pode gerar?

Outro ponto preocupante. O Rio Branco pegou a estrada antes mesmo de receber os resultados dos exames. E se algum membro testar positivo? Como fica o restante do elenco?

Paraná e Coritiba jogam na capital. Sem deslocamento das delegações. Efeito que minimiza os riscos em meio ao alerta laranja em Curitiba.

Por tudo isso, será fundamental que todos saiam sãos e salvos deste fim de semana. Que os protocolos sejam, sim, respeitados. Sem jeitinho.

E que os exames da semana que vem não registrem contaminação, seja no campo, seja nas sedes.

Por fim, com a bola rolando, já disse que o FC Cascavel é favorito, apesar de imaginar que será difícil furar a retranca do Rio Branco. Acredito que o Athletico leva vantagem sobre o Londrina. E os outros dois confrontos serão pra lá de equilibrados.

E que role a pelota!!

 

 

Pisou na bola 1

O ex-lateral Juliano Belletti fez uma proposta inusitada de mudança de regra no futebol na última quarta-feira. Em postagem no Twitter, o campeão mundial com a seleção brasileira na Copa de 2002 propôs que, para ter mais emoção e audiência, o acúmulo de escanteios fosse transformado em um pênalti. Os internautas, no entanto, não gostaram da ideia e tiraram sarro.

 

Pisou na bola 2

“O momento mais visto do jogo é uma cobrança de pênalti. Sugiro a criação de uma nova regra para ter mais pênaltis durante o jogo. Que tal a cada 4 escanteios, no 4º é pênalti?!”, escreveu Belletti, que até marcou o perfil da Fifa na publicação. A proposta do jogador teve mais de mil comentários em menos de 24 horas. A maior parte das respostas foi em tom humorado.

 

Gre-Nal

A Prefeitura de Porto Alegre vetou a realização do jogo da próxima quarta-feira (22) na capital gaúcha. Imediatamente, a Federação Gaúcha de Futebol marcou o Gre-Nal 425 para o Estádio Centenário, em Caxias do Sul, mantendo dia e horário (21h30). É a data de retomada do Gauchão, mesmo com a forte pressão das autoridades em saúde para lockdown no Estado.

 

Precoce

Poucos dias após rescindir o contrato com o Borussia Dortmund, o atacante Andre Schürrle resolveu se aposentar do futebol, aos 29 anos. Um dos personagens da goleada de 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil, na Copa de 2014, o jogador alegou que se sentia muitas vezes sozinho, e que os momentos de baixa se tornavam cada vez mais profundos. Ele defendeu a seleção da Alemanha desde a categoria sub-19, em 2008. Passou por todas as divisões até chegar à principal, em 2010.

 

Olimpíada

Está confirmado o início dos Jogos Olímpicos em Tóquio para o dia 23 de julho do próximo ano, no Estádio Nacional. A primeira modalidade a ter disputa será o softbol, ainda no dia 21 de julho. As confirmações só aconteceram após o governo japonês garantir que a Vila Olímpica e seus 4.000 apartamentos estarão disponíveis. Os imóveis deveriam ser entregues aos compradores no início de setembro deste ano, mas, com o adiamento, o governo garantiu a entrega somente em 2021.