Cotidiano

Comunidade Internacional faz acordo para eliminar um dos gases do efeito estufa

RIO – A comunidade internacional adotou nest sábado, em Kigali, um acordo que visa à eliminação progressiva dos hidrofluorocarbonos (HFC), um dos gases do efeito estufa considerados muito nocivos para o clima.

“No ano passado, em Paris (durante a COP21), prometemos proteger o mundo dos piores efeitos da mudança climática”, afirmou o diretor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Erik Solheim, citado em um comunicado. “Hoje honramos esta promessa”.

Juridicamente vinculante, o acordo de Kigali supõe um passo iportante na luta contra o aquecimento climático e permite dar um sinal positivo a menos de um mês da próxima grande conferência anual sobre o clima, a COP 22, em Marrakesh (Marrocos).

Os HFCs foram introduzidos nos anos 1990s para substituir produtos químicos, que haviam sido banidos por causar o buraco na camada de ozônio, mas revelaram-se catastróficos para o aquecimento global.

No entanto, trocar HFCs por refrigerantes alternativos, como amônia, água ou hidrofluorolefinas (HFO), podem custar caro para países em desenvolvimento afetados por temperaturas elevadas, como a Índia.