Esportes

Comitê Paralímpico 'vai acompanhar' acusações de doping contra chineses

61430967_2016 Rio Paralympics - Swimming - Mixed 4x50m relay - Olympic Stadium - Rio de Janeiro Braz.jpgRIO ? O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) não foi firme ao comentar as acusações de doping contra atletas chineses que correm nos bastidores das competições. Com atletas desconhecidos batendo recordes bem acima dos números anteriores surgiu, nos últimos dias, a desconfiança que eles poderiam estar dopados ou competindo fora de sua classe (atleta com menos deficiência concorrendo com mais deficientes). Paralimpíada 1209

No entanto, o IPC foi político ao dizer que a China possui seu controle de doping, como todos os países, mas que vão acompanhar caso os atletas se queixem.

? Sobre o doping, não tenho nenhuma informação. Por isso, não posso responder. Tivemos uma reunião informal no IPC, e essa questão foi levantada, não exatamente relacionada ao doping. Sempre investigamos essas questões independentemente de qualquer coisa. Os atletas brasileiros e ucranianos têm declarado, e claro que vamos levar em conta, porque somos uma entidade centrada nos atletas. Então, se for o caso, claro que vamos averiguar ? disse o presidente do IPC, Sir Philip Craven.

A desconfiança vem também porque esses atletas que têm batido os recordes não participaram dos últimos mundiais. São desconhecidos dos público e dos atletas. Essa “escondida de jogo” da China aumentou a suspeita. O choque maior foi na prova de natação no revezamento 4x50m livres até 20 pontos. Os chineses venceram batendo recorde anterior por 11 segundos. A marca anterior, feita pelo Brasil, era 2m29s80. Agora, o novo recorde é de 2m18s03.

Além da grande diferença total, o desempenho surpreendente foi, em grande parte, responsabilidade do nadador Wenpan Huang, que na sua parcial no 50m livres foi de 36s64, seis segundos abaixo do recorde na prova individual, que é de 42s60. Ele foi mais veloz que o rival brasileiro, Daniel Dias, que é duas classe a cima do Chinês.

? A China tem seu próprio controle de dopagem. Os atletas paralímpicos chineses participam de controles como todos os atletas de outros países. Não temos por que desconfiar e nem não desconfiar ? disse Craig Spenc, diretor de comunicação do IPC.

Nenhuma investigação formal foi aberta contra a China até agora. Recentemente, duas semanas antes dos Jogos Paralímpicos começarem, a Rússia foi banida da competição por manter durante anos um sistema de fraude em resultados de doping do país.