Cotidiano

Comissão de Ética já autorizou quarentena para oito ex-ministros

2015 837950686-2015 837899388-2015080205760.jpg_20150802.jpg_20150803.jpgBRASÍLIA ? Mais quatro ex-ministros tiveram quarentenas autorizadas pela Comissão de Ética Pública da Presidência (CEP) ? quatro receberão salário integral por seis meses e não poderão trabalhar, para evitar conflito de interesses. Terão a remuneração compensatória os ex-ministros Jaques Wagner (Gabinete Pessoal), Aldo Rebelo (Defesa), Miguel Rossetto (Trabalho e Previdência Social) e Valdir Simão (Planejamento). A comissão recebeu 109 pedidos de quarentena, julgou 67 e concedeu 29.

O colegiado teve de marcar uma reunião extraordinária para apreciar a alta demanda por quarentenas. A CEP já havia concedido a compensação aos ex-ministros Aloizio Mercadante (Educação), Tereza Campello (Desenvolvimento Social), José Eduardo Cardozo (AGU) e Luiz Navarro (CGU) ? que ficou dois meses na CGU e foi nomeado para a própria comissão julgadora na véspera do afastamento da presidente Dilma Rousseff. Ao todo, oito ministros do governo da presidente afastada Dilma Rousseff receberão o salário integral ? R$ 30,9 mil ? por seis meses. O caso do ex-chefe da Justiça, Eugênio Aragão, será decidido daqui a um mês, por causa de um pedido de vistas.

Dois ex-presidentes de estatais também receberão quarentena: Aldemir Bendine (Petrobras) e Giovanni Queiroz (Correios). Entre as 17 autoridades que tiveram quarentenas concedidas nesta terça-feira, estão: Marco Aurélio Garcia (assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais), Eva Chiavon (ex-ministra interina da Casa Civil), Carlos Gabas (ex-ministro da Secretaria de Aviação Civil), e Inês Magalhães (ex-ministra das Cidades). Chiavon, Gabas e Magalhães, a despeito de terem ocupado chefias de ministério, receberão salários referentes às secretarias especiais, onde ficaram por mais tempo. Gabas, por exemplo, foi ministro da Aviação Civil por somente duas semanas.

Carlos Higino, atual ministro interino da Transparência desde a noite desta segunda-feira, quando o ministro Fabiano Silveira pediu demissão, teve quarentena concedida referente ao cargo de secretário executivo da Controladoria-Geral da União. Ele só poderá gozar da remuneração compensatória se não ocupar qualquer posto ? público ou privado.

Além de pedidos de quarentena, foram analisadas três denúncias. José Eduardo Cardozo, à frente da defesa da presidente afastada Dilma Rousseff, contra o atual advogado-geral da União; liderança do PT na Câmara contra dez ministros; e a mesma liderança contra José Serra, ministro das Relações Exteriores. O colegiado pediu aos denunciados dos três casos que se manifestem dentro de 20 dias.

A CEP ainda tem 42 casos de quarentena para julgar, mas novas definições virão somente daqui a mês: a próxima reunião do colegiado será em 27 de junho.