Saúde

Com UTIs lotadas, Foz pede mais leitos no extremo oeste

O Hospital Municipal Padre Germano Lauck é uma referência pública de toda a região no tratamento da covid-19

Com UTIs lotadas, Foz pede mais leitos no extremo oeste

Foz do Iguaçu – Com a lotação de UTIs exclusivas para o tratamento da covid-19 SUS, o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, convocou um encontro com gestores de saúde na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde Iguaçu. Ele defendeu a instalação urgente de mais leitos de UTI no extremo oeste, já que há um aumento de casos da covid-19 nas cidades Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Missal, Ramilândia, Itaipulândia e Serranópolis do Iguaçu.

O Hospital Municipal Padre Germano Lauck é uma referência pública de toda a região no tratamento da doença e desde segunda-feira esteve com os 50 leitos de UTI lotados. Por volta do meio-dia de ontem, após uma alta, conseguiu aliviar um leito.

“Apesar do início da vacinação, ainda não é momento de baixar a guarda. Os números de casos têm aumentado e isso tem preocupado. Foz do Iguaçu é a cidade referência para os municípios demais e, por isso, temos que trabalhar juntos com muita responsabilidade para diminuir os índices de internamentos hospitalares”, disse Chico Brasileiro.

Além de alternativas para ampliar o número de leitos na regional, foram discutidos no encontro a implantação de medidas preventivas e de monitoramento dos casos, além de uma ação conjunta para inibir como aglomerações na região.

De acordo com o Município, por enquanto, não houve manifestação do Estado ou do Ministério da Saúde sobre o pedido, apenas a integração e a reivindicação dos municípios em prol dessa demanda.

 

Pronto-Socorro Respiratório

Diante da lotação das UTIs, o Pronto-Socorro Respiratório do Hospital Municipal Padre Germano Lauck reforça os atendimentos a pacientes com covid-19, o que evita o colapso no tratamento da doença. “Estamos usando os leitos do pronto-socorro de forma transitória para os pacientes com a doença. Esse pronto-socorro é de grande auxílio para períodos de alta nas internações, em especial para os casos de covid-19”, disse o diretor do hospital, Sérgio Fabriz.

Leia mais sobre o Pronto-Socorro Respiratório

 

Aumento de internamentos

No Paraná e na Macrorregião Oeste, também foi registrado o aumento de internamentos, especialmente em UTIs. Ontem, no Paraná, 2.727 pacientes estavam internados em decorrência da covid-19. Desses, 1.488 tinham diagnóstico da doença e outros 1.239 aguardavam resultados de exames.

Com isso, as taxa de ocupação de UTIs exclusivas Covid SUS no Estado aumentou um ponto percentual para 80%. Dos 1.234 leitos, 246 estavam livres.

Já na Macro-Oeste, a taxa aumentou dois pontos percentuais e ficou em 78%, com isso, 45 dos 204 leitos estavam livres.

Chama atenção o aumento rápido da taxa de ocupação dos leitos no oeste, que no dia 9, por exemplo, era de 71%.