Saúde

Pronto-Socorro Respiratório do Hospital Municipal reforça o atendimento a pacientes com covid-19

Espaço implantado em setembro de 2020 tem 12 leitos e quatro salas de emergência,e atua como suporte à Unidade de Cuidados Especiais

Pronto-Socorro Respiratório do Hospital Municipal reforça o atendimento a pacientes com covid-19

O Pronto-Socorro Respiratório do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu, reforça os atendimentos a pacientes com covid-19, o que evita o colapso no tratamento da doença, já que os 50 leitos de UTI no hospital estão com 100% de ocupação. “Estamos usando os leitos do pronto-socorro de forma transitória, para os pacientes com a doença. Esse pronto-socorro é de grande auxílio para períodos de alta nas internações, em especial para os casos de covid-19”, disse o diretor do hospital, Sérgio Fabriz.

O Pronto-Socorro Respiratório, entregue em setembro do ano passado, é uma das estruturas dispostas no hospital, o que tornou a unidade referência nacional no enfrentamento do coronavírus. “Buscamos o recurso junto ao Governo do Estado para implantar esse espaço com fluxo de atendimento de um pronto-socorro, porém específico para doenças respiratórias e agora nos auxilia com os casos de covid-19. Recebemos do Estado os ventiladores pulmonares e monitores multiparamétricos”, disse o prefeito Chico Brasileiro.

O pronto-socorro tem 12 leitos e quatro salas de emergência e atua como suporte à UCE (Unidade de Cuidados Especiais), funcionando como triagem de pacientes com doenças respiratórias. A UCE, construída em julho de 2020, tem capacidade para atender 21 pacientes com a covid-19.

SUS

A unidade hospitalar 100% SUS tem 103 leitos exclusivos para pacientes com coronavírus. São 50 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), 52 de enfermaria, 12 na UTDI (Unidades de Terapia em Doenças Infecciosas) e 21 na UCE (Unidade de Cuidados especiais).

A secretária municipal de Saúde, Rosa Jeronymo, destaca que Foz do Iguaçu atende pacientes com covid-19 de outras noves cidades da 9ª Regional de Saúde.”Esse Pronto-Socorro Respiratório contribui muito no atendimento da demanda da região. Graças a esse leitos extras não deixamos de atender os pacientes com covid-19 que precisam de internação”, disse.

“Somos uma das cidades brasileiras que mais tem leitos de UTI exclusivos para a covid-19 e contamos ainda com o reforço desse pronto socorro, uma unidade moderna, com equipamentos de última geração. O setor está equipado com 12 leitos, todos eles com ventilação mecânica e monitores”, destacou Chico Brasileiro.

 

Fonte: Prefeitura de Foz do Iguaçu