Esportes

Com três percursos zerados, Brasil começa bem na prova de saltos do hipismo

A arquibancada repleta de brasileiros torcendo a favor dos atletas do país pode ser uma faca de dois gumes: ou significa uma pressão exagerada ou representa energia positiva para tirar o melhor de cada um. No caso da equipe brasileira de saltos, acostumada a competir longe de casa, a vibração da torcida faz diferença.

Confira cenas da prova de salto individual no hipismo Dos quatro cavaleiros, três zeraram o percurso. Ao todo, 24 conjuntos não cometeram faltas. No primeiro dia de classificatória por times e individual, o Brasil terminou em primeiro lugar, empatado com a Alemanha. Na terça-feira, eles voltam à pista para a segunda rodada, que será eliminatória.

hipismoAo contrário das provas de adestramento, onde o silêncio impera, nos saltos, o público tentou se conter durante o percurso. Porém, antes e depois

– Esse barulho não atrapalha nem um pouco. Queria poder ouvir esse barulho sempre – disse o estreante e emocionado Stephan Barcha, que zerou o percurso.

Como todos os cavaleiros treinam e competem na Europa, poder ver amigos e parentes na torcida torna os Jogos Rio-2016 ainda mais especial. – Antes dos Jogos, eu falava com todos eles que não existia isso de pressão. Por estarmos em casa, tínhamos que aproveitar justamente o apoio. É uma energia que só passa coisas positivas – afirmou Doda Miranda, que também fez uma prova sem erros.

Durante a contagem regressiva para o início da sua prova, Doda teve de pedir um tempo a mais. Seu cavalo Cornetto K precisou fazer as necessidades ainda na pista. Problema resolvido, e uma condução perfeita.

– Ele precisou estrumar e levantei a mão para avisar aos juízes. Foi até bom, competi mais leve, com menos uns três quilos – brincou o cavaleiro, que está em sua sexta Olimpíada.

O único conjunto que cometeu faltas foi Eduardo Menezes/Quintol. O gaúcho foi sorteado para ser o primeiro cavaleiro a abrir a prova. Sem referência da pista, ele derrubou um dos obstáculos.

– É muito difícil ser o primeiro, você não sabe muito bem como é a pista. Até mudamos a nossa estratégia depois, em alguns obstáculos – contou Doda.

O último brasileiro a fazer o percurso foi Pedro Veniss, que também zerou. No primeiro dia, dois cavaleiros caíram das montarias durante o percurso. O brasileiro naturalizado ucraniano Cassio Rivetti e a francesa Penelope Leprevost, e ambos estão eliminados.