Cotidiano

Com novo escândalo, Ribeirão Preto tira nome de Sarney de viaduto

SÃO PAULO – A cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, vai tirar o nome do ex-presidente José Sarney de um viaduto na cidade após a delação premiada do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, colocar Sarney entre os investigados na Operação Lava-Jato. A lei foi aprovada na Câmara Municipal da cidade durante outro escândalo envolvendo José Sarney, em 2009, quando denúncias afirmavam que ele nomeou parentes e usou atos secretos do Senado para aumentar salários.

– Para Ribeirão Preto fica muito ruim deixando o nome dele exposto – afirmou o presidente da Câmara Municipal Walter Gomes (PTB), autor do projeto de lei em 2009.

O vereador afirmou ter recebido pedidos de cidadãos para que o nome fosse retirado e procurou a prefeita Dárcy Vera (PSD), que concordou e regulamentará o projeto de lei. O novo nome do viaduto será Jandyra de Camargo Moquenco, ex-diretora do jornal “A Cidade”.

O viaduto foi inaugurado em 1986, ainda durante a presidência de José Sarney, pelo prefeito João Gilberto Sampaio, então no mesmo partido do ex-presidente. Sarney assumiu a presidência após a morte de Tancredo Neves e foi o primeiro presidente civil depois de 21 anos de ditadura militar. A cidade de Ribeirão Preto, no entanto, mantém duas avenidas com nomes de ex-presidentes do regime militar, Castelo Branco e Costa e Silva, e uma praça chamada Emilio Garrastazu Médici.

Walter Gomes afirmou que a mudança é um presente para a cidade, que completará 160 anos no próximo domingo. Segundo o vereador, caso existam mais homenagens a envolvidos na Lava-Jato, elas serão retiradas.

– Se tiver nome de mais alguém, nós vamos tirar – prometeu.

(*Estagiário, sob supervisão de Mariana Timóteo)