Cotidiano

Com foco na área rural, Copel autoriza instalação de novos modelos de autogeração

Novidade foi anunciada no Show Rural, em Cascavel. Medida favorece especialmente unidades de produção rural sensíveis à falta de energia que demandam cargas baixas. Geração distribuída é um dos temas mais discutidos na feira este ano

Copel autoriza uso de inversor híbrido para armazenar energia de autogeração  - 09/02/2022
Copel autoriza uso de inversor híbrido para armazenar energia de autogeração - 09/02/2022

A partir de agora, os clientes da Copel podem instalar sistemas de geração solar fotovoltaica que permitem o armazenamento de energia. O cliente que possui uma central geradora e a conecta na rede de distribuição poderá usar essa energia de acordo com a sua necessidade. No caso de desligamento causado por uma tempestade, por exemplo, o consumidor pode usar a energia acumulada enquanto a rede estiver desligada.

A medida favorece especialmente unidades de produção rural sensíveis à falta de energia que demandam cargas baixas, como a fumicultura e a piscicultura. A novidade foi anunciada pela Copel e pela Secretaria estadual da Agricultura e Abastecimento no Show Rural, que acontece ao longo desta semana em Cascavel. Geração distribuída é um dos temas mais discutidos na feira este ano.

A solução que permite o armazenamento de energia chama-se inversor híbrido e é formada por baterias adaptadas. Com o equipamento, o consumidor pode escolher se usa a energia gerada pelos painéis e armazenada nas baterias ou a energia da rede da distribuidora. O uso do inversor foi autorizado recentemente pelo Inmetro, após anos de pesquisas realizadas para garantir a segurança da operação.

Copel confirma investimentos de R$ 519 milhões na região Oeste em 2022
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) sinalizou que estuda incluir os custos de implantação do sistema com o inversor híbrido nos financiamentos viabilizados pelo programa RenovaPR. Dependendo da situação, o custo do sistema pode aumentar entre 20% e 80%, em relação à estrutura com o inversor comum.

O RenovaPR apoia e fomenta a autogeração de energia elétrica no campo. O programa financia projetos de energia renovável a juro zero para agricultores e ajuda na viabilidade e competitividade dos seus negócios. Desde o seu lançamento, em 2021, já foram aprovados mais de 1.600 projetos de instalação de geração distribuída em propriedades rurais do Estado.

“O RenovaPR é uma iniciativa muito importante para o agronegócio e a Copel está dando apoio à geração distribuída. E isso traz duas importantes mensagens. Primeiro que o governo Ratinho Junior é um só, com diretriz única e objetivo de facilitar a vida das pessoas. A segunda grande mensagem é acabar com a ‘lenda urbana’ que a Copel é contra geração distribuída. Baixar a conta de energia é bom para todos, ajuda a todos”, afirmou o presidente da Copel, Daniel Slaviero.

Com modelo de negócios inovador, Copel se destaca em ranking de sustentabilidade
“Hoje estamos desperdiçando fontes disponíveis renováveis, sustentáveis, modernas para produzir a própria energia com baixo custo. É uma visão moderna fazer sistemas próprios que vão se interligar com o sistema trifásico da Copel. Hoje temos ambiente regulatório favorável a esta interação. Eu não conheço outra capacidade instalada no Brasil que seja tão competente e competitiva como o agro, e para crescer tem que ter energia”, afirmou o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

“A parceria com a Copel é importantíssima porque a companhia tem expertise em energia e nós temos a sensibilidade para o uso e as carências no meio rural. Por isso estamos somando forças para levar esta condição aos nossos agricultores”, completou.

Com mais de 1,4 mil projetos, governador celebra avanço de energia renovável na agroindústria
AUTOGERAÇÃO DE ENERGIA NO PARANÁ – Atualmente, o Paraná possui 77.635 clientes que geram sua própria energia e estão conectados à rede da Copel pelo modelo da geração distribuída. O montante coloca o Estado em 5º lugar em número de consumidores conectados no Brasil. A geração solar, por meio de painéis fotovoltaicos responde por 77.447 conexões, o que representa 99,75% de todos os acessantes. Há ainda 126 unidades que empregam a biomassa como fonte, 27 hidráulicas e sete eólicas.

Grande parte das conexões se situa em municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná. São regiões em que há grande incidência dos raios solares, o que aumenta a eficiência de painéis fotovoltaicos. O município de Foz do Iguaçu, por exemplo, possui 4.531 centrais solares e responde, sozinho, por 5,83% de todas as ligações do Estado. Destacam-se também municípios como Toledo, com 2.816 conexões, Cascavel (2.566), Marechal Cândido Rondon (1.735), Palotina (1.736) e Francisco Beltrão (1.131).

No Show Rural, Estado destaca oportunidades para inovação e sustentabilidade no agronegócio
Na geração distribuída o consumidor utiliza uma fonte renovável para produzir a energia que consome. A instalação é conectada diretamente na rede de distribuição.Se a unidade geradora do cliente produzir mais energia do que consome, a sobra é transformada em créditos, que podem ser usados, em até 60 meses, para abater o valor correspondente na conta de luz.

Para gerar sua própria energia e obter compensação na conta de luz, é necessário seguir algumas etapas:

1) Conhecer as próprias necessidades – Antes de tudo, é necessário solicitar o apoio de um responsável técnico particular para compreender quais são as suas necessidades e dimensionar o potencial de geração de energia em sua unidade consumidora. O profissional também vai ajudá-lo no processo de solicitação de acesso à rede da companhia.

2) Preparar a infraestrutura para a geração de energia – Após escolher o modelo e a fonte de energia ideais para você, é hora de deixar tudo pronto. Com as orientações do responsável técnico, nessa etapa você vai investir na sua central geradora e deixá-la pronta para ser conectada à rede.

3) Solicitar conexão à rede da Copel – Nesse momento, você vai solicitar o acesso à rede de energia para a Copel. Se as suas instalações tiverem até 75kW de potência, seu sistema será de microgeração e você deve acessar o endereço do Projeto Elétrico Web (PEW) para fazer a solicitação: www.copel.com/pewweb. Se a potência de sua central de geração for entre 75kW e 5MW, a solicitação deve ser feita no sistema Conexão de Acessantes Web – CAW, no endereço www.copel.com/caw.

4) Conexão ao sistema – Depois que tudo estiver pronto e a Copel verificar a solicitação, a documentação e a central geradora, é feita a conexão ao sistema de distribuição de energia. Agora é possível começar a gerar energia e se beneficiar do Sistema de Compensação de Energia.

AEN