Cotidiano

Com estrutura para reciclar até 4 toneladas por dia, Ecoponto do Santa Cruz será estratégico a agentes ecológicos

O objetivo é de formalizar o segmento dos coletores de reciclável

Com estrutura para reciclar até 4 toneladas por dia, Ecoponto do Santa Cruz será estratégico a agentes ecológicos

Com o objetivo de formalizar o segmento dos coletores de recicláveis e também de criar uma rede descentralizada de reciclagem, Cascavel inaugura nesta quinta-feira (23), o Ecoponto do Santa Cruz, o primeiro da região Oeste. A iniciativa faz parte do programa Sustentar.

A estrutura de mais de 520 metros quadrados é ideal para que os agentes consigam desempenhar seu trabalho com maestria e em prol do meio ambiente, uma vez que a Linha de Triagem tem capacidade de reciclar diariamente até 4 toneladas de resíduos, inclusive, já na próxima semana cerca de 40 catadores de recicláveis da Cooperativa Cootacar iniciarão suas atividades no local.

O novo Ecoponto conta com área operacional equipada com esteira de elevação de resíduos, esteira de triagem, esteira de rejeitos, mesa de triagem, prensa enfardadeira horizontal, paleteira, balança eletrônica, caçambas estacionárias e carrinhos de movimentação de big bags e fardos. Além disso, há ainda a área administrativa; que tem cozinha/refeitório, escritórios, vestiários e banheiro. A cozinha/refeitório será dotada de todos os eletrodomésticos necessários e o escritório equipado com computador, mesa, cadeiras e impressora que vão auxiliar nas atividades diárias no Ecoponto.

O investimento é de R$ 870.065,56, sendo que 90% desse valor foi custeado pela Itaipu Binacional, com 10% de contrapartida por parte do Município.

A unidade receberá o material oriundo da coleta seletiva municipal. O material será triado, enfardado e, posteriormente, comercializado pelos catadores da Cootacar. Esse não é o único Ecoponto de Cascavel, uma vez que serão instalados também nos bairros Cascavel Velho, Quebec, Melissa e no Brasília, além do Ecoponto da Manaus, no Centro, que, futuramente, também será utilizado como Ecoponto Educativo para ensinar as crianças a importância da reciclagem.