Cotidiano

Coluna Bandeirada do dia 30 de outubro de 2018

Hamilton é pentacampeão

Ao conquistar o quarto lugar no GP do México, disputado domingo, o inglês Lewis Hamilton sagrou-se campeão da atual temporada da Fórmula 1 e se tornou o terceiro piloto a ser pentacampeão da principal categoria do automobilismo mundial. Além ele, só o argentino Juan Manuel Fangio e o alemão Michael Schumacher detêm o título. O piloto de Mercedes chegou a 358 pontos e não mais pode ser alcançado pelo alemão Sebastian Vettel, de Ferrari, que tem 294. A temporada ainda terá o GP do Brasil, no dia 11 de novembro; e o GP de Abu Dhabi, no 25 de novembro. A vitória no México foi do holandês Max Verstappen, da Red Bull, seguido de Vettel, e Raikkonen, da Ferrari.


Sedano fica com o último título do Metropolitano de Cascavel

Ao vencer a sexta e última etapa, o catarinense Marcel Sedano ficou com o último título do Campeonato Metropolitano de Marcas de Cascavel. A prova foi disputada no último domingo no Autódromo Zilmar Beux e Sedano ganhou a prova ao somar 54 pontos nas duas baterias, uma a mais do que o cascavelense Paulo Bento.

Depois de boas disputas, a definição da vitória só aconteceu na última volta. Paulo Bento conseguiu ultrapassar Sedano e ganhar a bateria, mas, na soma de pontos das duas, Sedano, que tinha ganhado a primeira bateria, ficou com a vitória porque largou na pole position.

Em terceiro se classificou Odair dos Santos, de Cidade do Leste, seguido de Marcelo Beux (Cascavel), Rafael Lopes de Souza (Minas Gerais), Edson Massaro (Cascavel) e Thiago Klein (Cascavel), que pela ordem fecharam as sete primeiras colocações da prova.

Marcas B

Na categoria Marcas B, a vitória foi do curitibano Guto Baldo, seguido da dupla Lorenzo Massaro/Natan Sperafico (Cascavel/Toledo) e Felipe Carvalho (Cascavel).

Sedano garantiu o título da categoria Marcas depois de liderar desde a primeira etapa e sempre tendo como principal adversário Paulo Bento.

As demais categorias já tinham conhecido os campeões por antecipação. Alan Aquino, de Assunção, Paraguai, foi campeão da categoria Marcas B; a dupla Marcos Cortina/Beto Vanzin, de Cascavel, ganhou a categoria Turismo I (Injetado); e Eduardo Weirich, de Marechal Cândido Rondon, foi o campeão da categoria Turismo C (Carburado), comemorando o bicampeonato.

André Marques é campeão da Copa Sudeste da Copa Truck

Evitando o temporal previsto para o início da tarde na região de Curvelo (MG), a Copa Truck entregou uma de suas etapas mais disputadas para as 14 mil pessoas que compareceram na manhã de domingo no Circuito dos Cristais. Além de duas corridas imprevisíveis, um novo campeão foi coroado nesta temporada: André Marques. Já as duas vitórias ficaram nas mãos de Felipe Giaffone.

Piloto mais consistente do ano, Marques chegou a Minas Gerais na vice-liderança da Copa Sudeste, seis pontos atrás de Roberval Andrade. Contudo, uma série de problemas envolvendo o rival o deixou em uma situação um pouco mais favorável, mas não menos tranquila, uma vez que um drive-through na primeira prova e a perda de rendimento na segunda acenderam a luz de alerta nos boxes de sua equipe. “Foi pra lavar a alma!”

“É o que falo faz tempo… é muito trabalho, dedicação, esforço, tudo, e o resultado foi esse. Chegamos com problemas desde sexta no caminhão, ajustamos ontem [sábado] e fizemos uma prova com a cabeça, controlando todos os parâmetros de segurança do caminhão. Tivemos uma regularidade exemplar. Um título já chegou e o outro está na mira”, detalha Marques.

Já Roberval não estava no seu fim de semana: desclassificação por problemas de fumaça o jogou para o fundo do grid; em seguida, um problema o fez ficar a maior parte da primeira corrida nos boxes. Por fim, na prova complementar, o piloto da Scania ficou preso em uma batalha com Débora Rodrigues pelo oitavo lugar. Quando se desvencilhou de Débora, no entanto, já era tarde demais.

André Marques foi campeão da Copa Sudeste ao somar 59 pontos, contra 51 de Renato Martins e 48 de Roberval Andrade.

Além do título da Copa Sudoeste, André Marques garantiu também a primeira colocação para a final da Copa Truck, marcada para 2 de dezembro em Curitiba. Ele chega à final com 128 pontos, seguido de Roberval Andrade, com 126; Felipe Giaffone, 124; Wellington Cirino, 122; e Giuliano Losacco, com 110 pontos.

Vinícius Tessaro

Um dos mais talentosos pilotos da nova geração do kartismo brasileiro, Vinícius Tessaro, de apenas 11 anos, é finalista do Capacete de Ouro pela segunda vez consecutiva. A premiação será no dia 7 de novembro, no Salão do Automóvel, em São Paulo.

Transcatarina

O que é bom se pede bis! Assim, a Prefeitura de Blumenau já confirmou a parceria com a SC Racing para o Transcatarina do próximo ano. De 9 a 13 de julho, pilotos e navegadores de diversas regiões do País percorrerão cerca de 800 quilômetros pelo estado catarinense em uma aventura off-road que mistura competição, passeio e trilhas bem radicais. As inscrições estão abertas pelo site www.transcatarina.com.br.

Ricardo Sperafico

Ricardo Sperafico será o terceiro piloto da equipe SpeedCar/Masso Alimentos na Cascavel de Ouro. Os outros dois serão Lorenzo Massaro e Natal Sperafico. Natal e Ricardo ganharam a prova em 2015.