Esportes

Colômbia fica no empate sem gols com o Chile

62629033_Colombia%27s Miguel Borja bottom and Chile%27s Gonzalo Jara battle for the ball during a 2018 W.jpgMesmo com a torcida a seu favor, em Barranquilla, a Colômbia não passou de um 0 a 0 com o Chile, nesta quarta-feira, e deixou de subir posições na tabela das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Foi o segundo empate seguido dos colombianos, que evitaram, em outubro, a derrota para o Uruguai, também em Barranquilla, com um gol de Mina no fim, aos 39 minutos do segundo tempo: 2 a 2. Naquela partida, o empate favoreceu ao Brasil, que terminou a rodada na liderança.

Uma vitória deixaria a Colômbia com 20 pontos, mais perto das primeiras posições, ocupadas por Brasil e Uruguai. No entanto, o que seu viu em campo foi uma sucessão de chances perdidas por ambas equipes (em confronto direto na zona de classificação) que enfrentaram a falta de mira e o forte calor colombiano.

Além de perder pontos, a Colômbia tem mais uma preocupação: o zagueiro Mina, do Palmeiras, deixou o campo com dores na coxa esquerda. Problema também para o líder do Campeonato Brasileiro na reta final da competição.

Ao contrário de assumir uma postura defensiva e esperar o momento oportuno para investir no contra-atraque, os chilenos tomaram a dianteira e a passaram a insinuar um controle de jogo no início, com a organização competente de Vidal e os incisivos Fuenzalida e Vargas.

Não durou muito e, com o recuo chileno, vieram as melhores chances dos donos da casa, que poderiam ter aberto o placar com Murillo, após cobrança de James Rodriguez. Mas a conclusão parou nas mãos de Bravo. O goleiro chileno atingiu ontem a marca de 42 jogos em eliminatórias. Ele ainda garantiria o empate no primeiro tempo ao defender chute de Borja aos 46 minutos.

Todas as investidas colombianas terminavam no bloqueio da zaga chilena ou nas mãos de Bravo. Mas o goleiro deixou o campo antes dos 10 minutos, sendo substituído por Johnny Herrera após se machucar em uma disputa de jogada.

Nem mesmo diante de um goleiro reserva a Colômbia conseguiu marcar. Com raras chances de perigo, o jogo foi esfriando e nem mesmo as substituições do argentino José Pekerman foram capazes a de tornar o time colombiano mais ofensivo. Menos mal para o Chile, que, ao fim da partida, saiu com a sensação que este ponto ganho fora de casa ficou de bom tamanho.