Cotidiano

Colômbia: Com minuto de silêncio pela Chapecoense, Congresso inicia debate sobre novo acordo com Farc

CycJJJMW8AEmCyQ.jpgBOGOTÁ – Numa ocasião histórica e marcada por uma cerimônia de um minuto de silêncio pelas vítimas do acidente aéreo que vitimou ao menos 76 pessoas perto de Medellín ? entre elas a maior parte do elenco da Chapecoense e 21 jornalistas brasileiros ?, o Congresso colombiano deu início ao debate para referendar o novo acordo de paz com as Farc. A oposição encabeçada pelo ex-presidente Álvaro Uribe pressiona contra o sancionamento do pacto, que não voltará a ser votado pelo povo.

? Vamos escutar primeiro o governo ? disse o presidente do Senado, Mauricio Lizcano. ? Depois, os membros da sociedade civil pelo ‘sim’ e pelo ‘não’ exporão seus pontos de vista. ? O que se votará será a decisão política do Congresso, em nome do povo de decidir se está de acordo ou não.

No início da sessão, os senadores presentes (menos de 60, por um boicote de setores opositores) observaram um minuto de silêncio pelas vítimas do voo que caiu perto de Medellín com o elenco da Chapecoense antes de enfrentar o Atlético Nacional pela final da Copa Sul-Americana.

O novo acordo foi assinado após uma série de acertos pontuais acordados com setores da oposição e entre governo e guerrilha. Apesar disse, o senador Uribe rechaçou a decisão de contemplar um novo pacto sem votação popular e propôs mobilizações contra a decisão ? dentre as quais inclui a elegibilidade de ex-combatentes a cargos públicos.

O debate deve seguir até quarta-feira.IMAGEN-16761764-2.jpg