Cotidiano

Colégio Marilis alcança índice projetado para 2019

Considerando o ano de 2015, a conquista é ainda maior. Com a nota de 5,3, o colégio já alcançou a nota projetada para 2019

Cascavel – Para a equipe do Colégio Marilis Faria Pirotelli, que fica na região central de Cascavel e atende cerca de 1.200 estudantes, a semana foi de muita comemoração. Desde 2005, os alunos têm se empenhado e superado as metas previstas pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Considerando o ano de 2015, a conquista é ainda maior. Com a nota de 5,3, o colégio já alcançou a nota projetada para 2019.

A diretora do colégio, Luciana Paulista da Silva, que está à frente do cargo desde 2004, atribui o resultado a uma soma de esforços. “A greve no ano passado foi parcial no colégio e não prejudicou os alunos. Eles também se empenharam bastante, tiveram todo o apoio dos professores e da equipe pedagógica. Por isso atingimos esse resultado, o que nos deixa muito felizes”, avalia.

O Ideb é aplicado a cada dois anos e avalia o desempenho dos estudantes do 9º ano nas disciplinas de português, matemática e o índice de evasão e reprovação.

“No ano passado tivemos somente sete reprovações e três situações de abandono, portanto, isso reflete na boa pontuação que conquistamos”, complementa a diretora.

Luciana destaca ainda que durante o ano, as turmas inscritas para o Ideb recebem preparação especial. “Além das provas de cada disciplina, realizamos três avaliações unificadas para preparar os alunos nas avaliações nacionais”, afirma.

A aluna Flávia Dondone, 15 anos, participou da prova no ano passado e hoje está mais motivada a seguir os estudos no Marilis. “Gosto de estudar nesse colégio, temos bons professores e isso nos ajuda bastante a alcançar bons resultados em todas as provas”, comenta.

Dados gerais

Pela segunda vez consecutiva, a rede estadual de ensino de Cascavel não conseguiu atingir as metas previstas pelo Ideb.

Conforme os dados divulgados esta semana, a nota geral entre alunos do 9º ano em 2015 foi de 4,7, entretanto, a meta projetada era de 5,2.

Em 2013 a projeção era atingir a nota de 4,8, mas o despenho dos estudantes na avaliação aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) obteve a pontuação 4,3.

A técnica da disciplina de matemática do NRE (Núcleo Regional de Educação) de Cascavel, Cleuza Didonemico de Souza, considera, entretanto, que o resultado não pode ser visto de maneira negativa.

“Ao contrário, 70% dos colégios de Cascavel progrediram em relação ao índice de 2013 e na abrangência do NRE, 72%”, afirma.

Conforme ela, as metas são projetadas de acordo com a realidade de cada estabelecimento e até 2019 certamente todos os colégios conseguirão atingir o índice previsto pelo Ideb.

“Logo que recebemos o resultado, já iniciamos o planejamento de ações e estratégias para que cada equipe busque o resultado melhor na próxima avaliação. Alguns colégios registram um bom desempenho nas avaliações, mas têm índice de reprovação e abando altos e vice-versa”, pontua.

Rede municipal

Ao contrário da rede estadual, as escolas municipais de Cascavel superaram o índice em 2015. A meta projetada foi 6 e no geral o desempenho das crianças do 4º ano recebeu a nota 6,3. Ao longo das avaliações em dez anos, a rede municipal conseguiu superar todas as projeções.

Notas colégios estaduais

Aprendendo com a terra e a Vida         4,3   

Brasmadeira      3,8

Carmelo Perrone        5,1   

Cataratas  4,4

Costa e Silva     5,0

Eleodoro Ébano Pereira      5,7

Francisco l da Silva             4,0   

Horacio dos Reis        5,0

Humberto Castelo Branco  5,0

Ieda Baggio Mayer              4,0

Itagiba Fortunato        4,4

Jardim Clarito     4,5

Jardim Consolata       3,9

Jardim Interlagos        3,7   

Jardim Santa Cruz      4,4

Jardim Santa Felicidade     4,4

Jose Orso 5,1

Julia Wanderley 4,9

Juvinopólis         4,4

Marcos Schuster        4,4

Marilis Faria Pirotelli   5,3

Mario Quintana  4,5

Octavio Tozo     5,0

Olinda de Carvalho    4,6

Olivo Fracaro     4,1

Pacaembu         5,4

Pedro Canisio Henz   4,3

Pedro Ernesto Garlet 5,4

Reassentamento São Francisco –

Rio do Salto       3,9

Santos Dumont 4,6

São Cristóvão    4,8

São João  5,0

São Salvador     –

Victorio Abrozino         5,3

Wilson Joffre      5,7

XIV de Novembro       4,1