Esportes

COI vai vasculhar antecedentes das pessoas na Olimpíada

AIw28n2x.jpgPara combater a possibilidade de um ataque terrorista no Rio durante a Olimpíada, o Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmou que vai avaliar os antecedentes e os históricos de cerca de 400 mil pessoas. A ação contará com a participação dos serviços de inteligência de países que já sofreram ataques: Bélgica, França e EUA.

De acordo com o Estadão, informação passada pela entidade chega após a revelação do serviço de inteligência francês de que o Estado Islâmico poderia atacar no Rio. A prática da organização terrorista de recrutar pessoas que já estão nos locais onde os atentados estão planejados explica a checagem dos antecedentes. Um dos temores é de que algum terrorista possa se infiltrar na força de trabalho voluntário do evento.

Segundo o COI, 250 policiais de 55 países apoiarão as forças armadas e a polícia brasileira. Na última terça-feira, uma verba extra de R$ 78 milhões foi anunciada pelo governo federal, elevando o orçamento para a segurança nos Jogos para R$ 650 milhões. Ao todo, 88 mil pessoas participarão de operações, entre militares, forças de segurança pública, defesa civil e ordenamento urbano.

A Força Nacional de Segurança Pública assumiu no dia 5 a responsabilidade pelo policiamento das instalações olímpicas. A ideia é de que o plano de segurança esteja em plena operação até o dia 24.