Esportes

COI deve receber carta pedindo para vetar Rússia da Rio-2016

2013_636323716-20130811113603365ap.jpg_20130811.jpgUm pedido elaborado por oficiais de agências de antidoping de 10 países deve chegar ao Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta semana semana, para que a entidade vete a Rússia da Rio-2016. A carta, obtida pela agência Reuters, deve ser enviada assim que sair o relatório sobre os casos de doping envolvendo o país europeu na Olimpíada de Inverno de Sochi, em 2014. A situação tem gerado reações de atletas de destaque, como Yelena Isinbayeva.

– Parece muito provável que essa carta irá confirmar um dos maiores escândalos de doping da história, implicando o governo russo em uma massiva conspiração contra os atletas limpos do mundo todo. Vai ser um balde de água fria no esporte – declarou Joseph de Pencier, o chefe executivo do Instituto Nacional das Organizações Antidoping (iNADO).

No couteúdo do documento está detalhada a análise de denúncias de doping envolvendo atletas russos em Sochi-2014, quando ficaram no topo do quadro de medalhas com 33 pódios, sendo 13 ouros. O professor canadense de direito Richard McLaren liderou a equipe de elaboração do pedido e deve ir a público na segunda-feira.

A descoberta de um esquema sistemático de doping já fez com que a Confederação Internacional de Atletismo (IAAF) vetasse a equipe russa da Rio-2016. Ainda aguradando o resultado de seu recusrso independente da federação para poder competir na Olimpíada, Yelena Isinbayeva questionou os motivos da IAAF no caso.

– Tenho a sensação de que a IAAF recebeu a ordem para não nos deixar ir ao Rio a qualquer preço. Para onde vai o atletismo, quando essa bagunça vai terminar? Ninguém sabe – comentou a russa no Instagram.

Além dos recursos independentes, os atletas da Federação Russa de Atletismo da Rússia também contam com uma apelação da própria entidade no Tribunal Arbitral do Esporte (CAS). A decisão deve sair até quinta-feira.

– De um ponto de vista legal, temos muito boas chances – afirmou Sergey Litvinov, arremessador de martelo, bronze no Campeonato Europeu de 2014.