Esportes

COB aprova mudanças em seu estatuto

Rio de Janeiro – O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) teve um dia histórico ontem, durante a Assembleia Geral, com a decisão, por meio de votação, de alterar substancialmente o estatuto da entidade, aceitando quase a totalidade das propostas feitas pela Comissão de Reavaliação Estatutária.

A partir de ontem, a Assembleia do COB terá a participação de cinco atletas, que passam a votar nas eleições da entidade. Além disso, o novo estatuto traz avanços significativos na direção do aperfeiçoamento dos controles internos e da governança da entidade.

Os critérios para elegibilidade para presidente e vice-presidente do COB também foram alterados. Os candidatos não precisarão mais ser membros do COB. Outra alteração importante é a previsão de revisão do Estatuto a cada 24 meses.

Das 30 Confederações com direito a voto, apenas a de Futebol e de Desportos no Gelo não estiveram presentes. Os outros dois votos couberam ao presidente da Comissão de Atletas do COB, Tiago Camilo, e ao membro brasileiro do COI, Bernard Rajzman.

Outras novidades são o aumento do controle interno com um Conselho Fiscal desvinculado da presidência; a criação de um Conselho de Ética; e ainda um Conselho Administrativo.