Cotidiano

CNI pede à Fazenda reabertura de Refis e Reintegra com alíquota de 3%

BRASÍLIA – O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga, e representantes de outras 21 associações e federações empresariais se reuniram nesta terça-feira com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para entregar uma série de propostas de incentivo à indústria.

Os empresários querem, por exemplo, que o governo reabra o Refis (parcelamento de débitos tributários) e pedem uma alíquota de 3% para o Reintegra, programa que compensa empresas exportadoras de custos tributários residuais existentes na cadeia de produção. Desde outubro do ano passado o percentual de compensação está em 0,1%.

Os empresários pediram ainda que o governo amplie o período de recolhimento de impostos, que hoje vai até o dia 20 de cada mês, para todo dia 30. Na pauta está ainda um aumento da disponibilidade de crédito de capital de giro para as empresas e a criação de um seguro para empresas exportadoras.

? O ministro não deu resposta de nenhuma delas porque ele falou que não quer dar uma resposta que não seja fruto de um estudo sério e bem elaborado da Fazenda, mas que ele num prazo curto vai nos dar uma resposta ? afirmou Braga.