Cotidiano

Cmeis: Famílias cadastradas não estão observando prazos para matrícula

Semed orienta que quando a família não efetua a matrícula dentro do prazo, o cadastro é lançado como desistente

Cmeis: Famílias cadastradas não estão observando prazos para matrícula
O período de pandemia, com a suspensão das aulas presenciais, tem impactado também no interesse das famílias pela oferta de vagas na Educação Infantil. O Setor do Cadun (Cadastro Único da Vagas para Cmeis) relatou uma crescente de casos em que as famílias, após contatadas sobre a existência da vaga, não comparecem à Semed para a retirada da Declaração de Existência de Vaga, ou em outros casos, quando cumprem com esta etapa, não comparecem à unidade escolar para a efetivação da matrícula.
Quando a família não cumpre com as datas determinadas para a efetivação da matrícula e não justifica junto à Semed, o cadastro da criança acaba sendo lançado como desistente e a vaga é destinada à próxima criança da lista de espera, no entanto o processo acaba ficando moroso em função das tentativas frustradas com a família que foi contemplada com a vaga e que acaba desistindo. Somente nestes primeiros meses de 2021, dezenas de famílias acabaram perdendo a vaga na Educação Infantil por estes motivos.
A retirada da Declaração de Existência de Vaga ocorre por agendamento, por conta das restrições sanitárias em função da pandemia. O Cadun entra em contato com a família e agenda, geralmente para o dia seguinte, a retirada do documento, que é necessário para a efetivação da matrícula no Cmei em que a vaga foi liberada. Depois disso a família ainda tem o prazo de cinco dias úteis para comparecer ao Cmei e finalizar a matrícula.
Vagas em aberto
A Semed também informa que dispõe de vagas para turmas do Infantil II (crianças nascidas entre 1° de abril de 2018 e 31 de março de 2019) e Infantil III (crianças nascidas entre 1° de abril de 2017 a 31 de março de 2018) em diversos Cmeis e que as famílias interessadas podem entrar em contato com o Setor do Cadun para alterar a opção de Cmei no cadastro e assim alcançar a vaga.
Confira as vagas:
Cmei Castelinho – 1 vaga integral para o Infantil III
Cmei Cecília Alves Rios – 3 vagas integrais e 1 no período da manhã para o Infantil II, e duas vagas matutinas para o Infantil III.
Cmei Criança Feliz – 9 vagas integrais para o Infantil III.
Cmei Emanuel Bottini – 7 vagas integrais para o Infantil III.
Cmei Izidio Domingues – 3 vagas integrais e 2 para a manhã, para o Infantil III.
Cmei Maria Dulce – 1 vaga de manhã para o Infantil III.
Cmei Professora Alzira – 2 vagas de manhã para o Infantil III.
Cmei Professora Clementina – 8 vagas integrais para o Infantil III.
Cmei Gracinda Rocha – 2 vagas integrais para o Infantil III.
Cmei Maria Eliza – 2 vagas para o período da tarde, para o Infantil III.
Cmei Mirian Ana – 2 vagas integrais para o Infantil III.
Cmei Marilza Padilha – 7 vagas integrais e uma de manhã para o Infantil II, 3  vagas integrais, 1 de manhã e 1 à tarde para o Infantil III.
Cmei Nair Pandolfo – 3 vagas integrais e 1 de manhã para o Infantil II.
Cmei Silvia Fabro – 2 vagas integrais e 1 à tarde para o Infantil III.
Cmei São Gabriel – 3 vagas de manhã para o Infantil III.
Cmei Sol Nascente – 3 vagas integrais para o Infantil II e 4 vagas integrais para o Infantil III.
Cmei Valério Baratter – 2 vagas integrais e 1 de manhã para o Infantil III.
Vale lembrar que os interessados devem entrar em contato com o Cadun, pelo telefone 4001-2861, e não diretamente com a unidade que dispõe da vaga.