Cotidiano

Clientes são vítimas de preconceito em café de shopping em Botafogo

RIO ? Um encontro que tinha tudo para ser agradável terminou de uma forma, no mínimo, desagradável, na noite de quarta-feira, em Botafogo, Zona Sul do Rio. Um grupo de professoras aposentadas, que costumam se reunir algumas vezes ao ano, foi vítima de preconceito por parte de uma das atendentes do Bendito Café, do Botafogo Praia Shopping. Clientes do estabelecimento já há algum tempo, ao receberem a conta para pagar, perceberam que cada comanda individual vinha com uma inscrição para identificar cada consumidora: velha branca, velha azul escuro, velha colorida Piriguete.

? Minha mãe e quatro amigas se encontram algumas vezes por ano para bater papo. São amigas desde o tempo em que trabalhavam na mesma escola. O episódio não só mostra a falta de respeito dos funcionários, como a falta de inteligência de entregar o papel com este tipo de anotação para o cliente. Lamentável! – afirma o assistente administrativo Américo Cerqueira Júnior, filho da professora Eliana Negrão, uma das integrantes do grupo.

recibos café com insultos.jpgSegundo Cerqueira Júnior, a primeira reação das senhoras foi reclamar com algum responsável pelo café, mas a informação que receberam é que não havia gerente naquele momento no local e que a funcionária responsável pelas anotações já tinha ido embora.

? Elas até pensaram em prestar queixa na delegacia, mas acabaram desistindo, por acharem que não ia dar em nada ?acrescentou o assistente administrativo.

Ainda indignada com a situação pelo qual passaram, Dona Eliana conta que sempre gostaram de ir ao estabelecimento, do qual são clientes há algum tempo, e no qual tiveram o último encontro em abril deste ano.

? Agora, estamos repensando se vamos continuar frequentando o local. Foi um total desrespeito com todas nós, mas principalmente com minha amiga, que foi chamada de piriguete, e se sentiu extremament humilhada. Isso é inadimissível ? afirma a professora, que disse ter sido procurada pela dona do estabelecimento, que se desculpou e ofereceu um lanche de cortesia para apagar a má imagem.

Em nota, Alexandre Mota, um dos sócios do café, afirmou que o Bendito Cookies repudia qualquer atitude ofensiva e preconceituosa por parte de seus funcionários, acrescentando que gestos como esses não condizem com nossos valores:

“Respeitamos cada cliente da mesma forma e esperamos proporcionar a eles uma experiência sempre prazerosa e agradável em nossas cafeterias. Já apuramos os fatos e tomamos medidas práticas, desligando do nosso quadro a funcionária que causou constrangimento a uma cliente na unidade do Botafogo Praia Shopping. Estamos em contato com a mesma para que possa retornar à loja e ter uma nova e incrível experiência gastronômica. É para isso que trabalhamos”, conclui o comunicado assinado por Mota.

Ao saber do desligamento da funcionária, a professora Eliana lamentou o fato, mas afirmou que, antes de tudo, ela precisa saber trabalhar e aprender a lidar com o público para que situações como esta não voltem a acontecer.