Cotidiano

Cinzas de católicos não podem ser espalhadas, diz Vaticano

VATICANO ? O Vaticano divulgou novas orietanções para católicos que desejam ter seu corpos cremados após a morte. Segundo a Igreja, suas cinzas não podem ser espalhadas, divididas ou mesmo mantidas em casa. Em vez disso, os restos devem ser guardadas num lugar sagrado e aprovado pela Igreja.

Links cremação

As novas instruções foram reveladas nesta terça-feira, pouco mais de uma semana antes do Dia dos Finados, celebrado em 2 de novembro, quando milhões de fiéis em todo o mundo são esperados em cemitérios para rezar e relembrar os mortos.

Pela maior parte de seus quase 2 mil anos, a Igreja Católica somente permitiu o enterro como destino do corpo após a morte, argumentando que a prática seria a melhor forma de representar a esperança ressurreição cristã. Porém, em 1963, o Vaticano permitiu explicitamente a cremação, contanto que isso não signifique a negação da crença na ressurreição.

O novo documento volta a afirmar a preferência da Igreja pelo enterro, mas oferece instruções para a conservação de cinzas, considerando o crescente número de católicos optando pela cremação.