Cotidiano

Cientistas cultivam vegetais e cereais em solo igual ao de Marte

201606231342372271_AFP.jpg

RIO – Cientistas cultivaram com sucesso quatro vegetais e gereais em solo com condições iguais às de Marte. Segundo eles, os alimentos são seguros para o consumo humano. Os rabanetes, ervilhas, arroz e tomate foram produzidos em terra misturada na Terra para copiar a composição do solo do Planeta Vermelho. De acordo com os pesquisadores responsáveis, da Universidade Wageningen, na Holanda, os produtos não tem “níveis perigosos” de metais pesados.

Links Marte

– Os resultados incríveis são muito promissores – disse o ecologista Wieger Wamelink à agência de notícias AFP. – Nós realmente podemos comer os rabanetes, ervilhas, arroz e tomates, e estou muito curioso para saber o gosto deles.

Os primeiros colonizadores de Marte teriam que levar os primeiros suprimentos com eles para, então, cultivar plantações para sobreviver. No filme “Perdido em Marte” (2015), o ator Matt Damon vive um astronauta que, deixado no Planeta Vermelho, é obrigado a plantar batatas para sobreviver.

Usando solo desenvolvido pela Nasa, a universidade vem experimentando desde 2013 e conseguiu plantar dez cultivos. Mas ainda há algumas dúvidas sobre qual cultura pode absorver os altos níveis de metais como cadmio, cobre e chumbo encontrados em Marte. Mais testes são necessáios nas seis plantações restantes, que incluem batatas. A pesquisa está sendo patrocinada por uma campanha de financiamento coletivo.

A agência espacial americana planeja lançar uma viagem tripulada a Marte nas próximas décadas. O bilionário Elon Musk, dono da empresa de foguetes espaciais SpaceX, também quer levar seres humanos para o planeta. Até hoje, somente sondas espaciais chegaram a Marte.