Cotidiano

Cidades atingidas pela chuva retomam normalidade de forma lenta

Boletim da Defesa Civil aponta que 150 mil pessoas foram atingidas no Estado

Londrina – As chuvas do início da semana comprometeram o abastecimento em dezenas de cidades do Norte e Noroeste do Paraná e na maioria deles o serviço já foi totalmente restabelecido. Técnicos da Sanepar seguem trabalhando dia e noite para que a situação seja normalizada até domingo (17).

Em Maringá, o fornecimento de água será totalmente normalizado amanhã. Em Londrina e Cambé, 100% da população já está abastecida. A orientação da empresa, em situações como esta, é para que a população use água de forma racional.

Paralelamente, operários do DER (Departamento de Estradas de Rodagem)  trabalham intensamente para recuperar os trechos de rodovias estaduais que foram parcial ou totalmente destruídos pela chuvarada. Neste caso, no entanto, o serviço irá demorar mais tempo, até porque muitas obras só poderão ser feitas com o clima seco.

Atingidos

O boletim divulgado pela Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil, na sexta-feira (15), aponta que 150.700 pessoas, de 49 municípios paranaenses, foram afetadas pelas fortes chuvas no Estado. Há 1.637 pessoas desalojadas e 168 desabrigadas, em função de alagamentos, enxurradas e deslizamentos. 

Além disso, a previsão é de que haja até 1 milhão de pessoas afetadas com o comprometimento do abastecimento de água e luz. Ao menos 10.057 casas foram danificadas e 74 ficaram destruídas. Para alívio dessas pessoas, o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) prevê que as chuvas deverão parar gradativamente a partir desta sexta.