Cotidiano

Cidade italiana afetada por terremoto denuncia 'Charlie Hebdo' por charges

Charlie-Hebdo-2-640x480.jpgROMA ? A prefeitura de Amatrice, a cidade italiana mais afetada pelo terremoto de 24 de agosto, denunciou nesta segunda-feira o semanário satírico francês ?Charlie Hebdo? por difamação. O jornal publicou uma charge que mostra vítimas do tremor como tipos de massa, e outra que insinua que a máfia tem culpa pelo saldo de mortes de quase 300 pessoas.

Uma charge, intitulada ?Terremoto estilo italiano?, mostra um homem calvo de pé e coberto de sangue com a legenda ?penne ao molho de tomate?, uma mulher gravemente ferida perto dele como ?penne au gratin? e pés saindo de pisos de um edifício desmoronado de ?lasanha?.

Após a reação revoltada dos italianos, o semanário, famoso por suas charges provocadoras e desafiadoras, publicou uma segunda charge que mostrou uma pessoa parcialmente soterrada pelos escombros dizendo:

?Italianos… não foi o ‘Charlie Hebdo’ que construiu suas casas, foi a máfia!?.

A cidade de Amatrice, lar do molho ?matriciana?, foi arrasada pelo tremor do dia 24 de agosto.

O governo local classificou as charges como ?um insulto macabro, sem sentido e absurdo às vítimas?, disse Mario Cicchetti, advogado da prefeitura de Amatrice, à agência Reuters.

O governo pediu que um promotor local investigue o ?Charlie Hebdo? por ?difamação grave?, um crime para o qual a prefeitura poderá solicitar indenizações civis.

No ano passado, 12 pessoas foram mortas a tiros na redação do ?Charlie Hebdo? em Paris por militantes islâmicos que acusaram a revista de blasfêmia por publicar charges do profeta Maomé.

O ?Charlie Hebdo? não respondeu de imediato a um pedido de comentário.