Cotidiano

Cidadania pede bloqueio de 1,3 mi de CPFs

O ministério não informou se esses CPFs coincidem com aqueles que a Caixa já estava investigando

Cidadania pede bloqueio de 1,3 mi de CPFs

Brasília – Um dia depois de a Caixa avisar que cerca de 3 milhões de auxílios emergenciais haviam sido bloqueados por suspeita de fraude, ontem foi a vez de o Ministério da Cidadania solicitar à Caixa que bloqueie 1.303.127 CPFs (Cadastro de Pessoas Físicas) e que faça verificação detalhada por suspeita de fraudes no próprio auxílio.

“Não é possível ainda afirmar que esses CPFs sejam considerados cancelados ou inelegíveis para receber o benefício”, diz o ministério em nota. “Qualquer indício de ilegalidade, em especial na ótica criminal, é imediatamente informado à Polícia Federal e os pagamentos são suspensos”.

O ministério não informou se esses CPFs coincidem com aqueles que a Caixa já estava investigando.

O canal para registro de denúncias de fraudes é o sistema Fala.Br (Plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da CGU) ou pelos telefones 121 ou 0800-707-2003.

 

Liberação das contas

De acordo com a Caixa, as pessoas que tiveram a conta bloqueada terão que comparecer a uma agência do banco para comprovar a identidade.

Quem teve a conta suspensa receberá a mensagem “Procure uma agência da Caixa com seu documento de identidade para regularizar seu cadastro” e deve seguir essa orientação para a regularização do acesso e conta.