Cotidiano

Chuva de meteoros poderá ser vista entre terça e quarta-feira

geminideas.jpgRIO ? Uma chuva de meteoros riscará o céu entre esta terça e quarta-feira, mas, segundo a Nasa, a luz da Lua cheia deverá atrapalhar a observação do fenômeno. Conhecida como Geminidas, essa chuva de meteoros é anual e ocorre sempre de 9 a 19 de dezembro, mas tem seu pico entre os dias 13 e 14. Normalmente, a melhora hora para observação é entre as 2h e 3h da madrugada do dia 14 ? não importa o local da Terra em que se esteja. Nesse momento de pico, passam pelo céu até 120 meteoros por hora, ou dois a cada minuto.

A Geminidas acontece quando, todo ano, a Terra passa pela esteira de detritos deixada pelo objeto 3200 Faetonte, que cientistas acreditam ser um asteroide.

A partir das 21h desta terça-feira já será possível ver alguns meteoros, se as condições do tempo estiverem boas. Não é preciso utilizar qualquer binóculo ou telescópio. Como os meteoros cruzam o céu a uma velocidade muito alta, só é possível observá-los a olho nu.

Para conseguir aproveitar bem o espetáculo, o ideal é ir para um lugar longe da poluição luminosa. As luzes artificiais das cidades grandes ofuscam a visão e dão um aspecto alaranjado ao céu noturno, impossibilitando a observação da maioria dos meteoros.