Esportes

Chuva atrapalha logística, mas não compromete encerramento da Rio-2016

globo-6r4zka1m16otja2rcbk_original.jpgRIO – O tempo chuvoso marcou a despedida dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Boa parte da cerimônia de encerramento da competição, realizada na noite deste domingo, aconteceu debaixo de chuva, mas o fenômeno não atrapalhou a festa e não comprometeu os figurinos desenhados pela carnavalesca Rosa Magalhães, da São Clemente, responsável pelas peças apresentadas na festa.

Durante os desfiles das delegações, muitos atletas vestiram capas de chuva e não deixaram o clima estragar o momento. No entanto, alguns deles foram não ficaram até o fim da cerimônia: foram embora logo depois do próprio desfile.

No fim da tarde o clima já dava sinais de mudança, com uma forte ventania que atingiu vários bairros da cidade. Em Copacabana, os ventos chegaram a atingir 122,8km/h. Não há aferições feitas na região do Maracanã, mas moradores relataram fortes ventanias que deixaram diversas ruas do bairro e os arredores do estádio sem luz.

A ventania derrubou algumas grades que isolavam a área de revista, por onde o público que acompanharia a cerimônia precisava passar para chegar ao setor E/F. Com a combinação dos dois problemas, o acesso foi transferido para o setor D, o que obrigou uma multidão a caminhar no escuro em busca da entrada.