Cotidiano

China lança duas fêmeas de panda gigantes, criadas em cativeiro, na selva

2016 946319354-201610201541548335_RTS.jpg_20161020.jpgRIO ? A China lançou, ontem, duas fêmeas de panda gigantes na selva ? uma de três anos e outra de dois ?, em meio a Reserva Natural Liziping, na província de Sichuan. Criadas em cativeiro, Hua Yan e Zhang Meng são as mais recentes a ser libertadas no âmbito de um programa votado a reconstruir sua população selvagem.

Elas são a sexta e sétima da espécie a seguirem este rumo depois de receber treinamento próprio para a vida livre, onde são ensinadas a encontrar comida e evitar predadores. As duas usam coleiras no pescoço com rastreadores GPS para permitir que pesquisadores monitorem seus movimentos no local.

O panda gigante virou ?case? de sucesso de conservação na China, cuja causa foi defendida até os mais altos níveis em Beijing, onde líderes costumam enviar o animal de presente a outros países como sinal de amizade.

No final do ano passado, a China tinha 1.864 pandas gigantes na selva, acima dos cerca de 1.100 no ano 2000, com 422 em cativeiro, de acordo com o governo. Em setembro passado, a União Internacional de Conservação da Natureza reclassificou os animais como ?vulneráveis?, em vez de ?em perigo?. Conservacionistas chineses disseram que a mudança foi precipitada e advertiram que os pandas gigantes ainda enfrentam graves ameaças ao seu habitat natural e por uma falta de diversidade genética.