Cotidiano

China deveria buscar yuan estável e alta dos juros não é necessária, diz assessor do BC

2016_906694476-248775332_5.jpg_20160502.jpgPEQUIM – A China deveria se concentrar na estabilização do yuan e não há necessidade de elevar a taxa de juros, disse o assessor do banco central do país Sheng Songcheng em entrevista publicada nesta segunda-feira.

? Não é necessário nem é provável elevar a taxa de juros no momento, dado que a economia acaba de se estabilizar e a liquidez pode ficar apertada até o final do ano ? disse Sheng ao jornal financeiro China Business News.

? A prioridade agora é estabilizar as expectativas do yuan e romper a tendência de queda da moeda, uma vez que um yuan depreciado pode levar as empresas a comprar moeda estrangeira de forma preventiva para pagar a dívida de curto prazo ? disse Sheng: ? As pessoas também podem correr para comprar moeda estrangeira, ampliando a pressão de queda sobre o yuan. China deveria buscar iuan estável e alta dos juros não é necessária, diz assessor do BC

No longo prazo, o banco central deve observar o desempenho econômico e os dados da inflação da China, bem como o ritmo de aumento da taxa de juros pelo Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, para ver se precisa elevar os juros, disse Sheng. O Fed deve aumentar os juros nesta semana.

O yuan se enfraqueceu 6% ante o dólar até agora neste ano.