Cotidiano

Chikungunya causa dores mais intensas

Doença também é transmitida pelo Aedes e

sintomas são parecidos com os da dengue

A febre chikungunya é muito parecida com a dengue. Ela é causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Ela é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos frequente, pelo mosquito Aedes albopictus. Para o vírus ser transmitido é necessário que a fêmea esteja contaminada depois de picar uma pessoa infectada.

Os sintomas da doença são febre acima de 39 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações em 70% a 100% dos casos, que afeta pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Há casos em que as dores, apesar de a pessoa ter se curado, permanece por meses e até anos.

Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos, entretanto, não chegam a desenvolver sintomas.

O Ministério da Saúde definiu que devem ser consideradas como casos suspeitos todas as pessoas que apresentarem febre de início súbito maior de 38,5ºC e artralgia (dor articular) ou artrite intensa.

Após a picada do mosquito, os sintomas aparecem de dois a dez dias, podendo chegar a 12 dias. Esse é o chamado período de incubação. Na comparação com a dengue, a intensidade das dores nas articulações é bem maior.

O vírus pode afetar pessoas de qualquer idade ou sexo, mas os sinais e sintomas tendem a ser mais intensos em crianças e idosos. Além disso, pessoas com doenças crônicas têm mais chance de desenvolver formas graves da doença. Até o momento não existe um tratamento específico para Chikungunya.

Os sintomas são tratados com medicação para a febre (paracetamol) e as dores articulares (anti-inflamatórios). Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico devido ao risco de hemorragia. Recomenda-se repouso absoluto ao paciente, que deve beber líquidos em abundância.

Como a doença é transmitida por mosquitos, a única medida de prevenção é a eliminação dos criadouros do inseto, especialmente vasilhas que acumulam água.

SAIBA MAIS

O quadro clínico é muito semelhante ao da dengue, e os sintomas de febre chikungunya são:

Febre

Dor nas articulações intensa

Dor nas costas

Dor de cabeça

Outros sintomas incluem:

Erupções cutâneas

Fadiga

Náuseas

Vômitos

Mialgias

Os sintomas comuns de chikungunya são graves e muitas vezes debilitantes, sendo as mãos e pés mais afetados.

Diagnóstico

O diagnóstico deverá ser feito por meio de análise clínica e exame de sangue. A identificação de anticorpos específicos confirma o diagnóstico da doença e indica que o organismo está combatendo o vírus.