Cotidiano

Chico Buarque diz que ?esperança não é grande?, sobre situação de Dilma

BRASÍLIA – Um dos convidados da presidente afastada Dilma Rousseff para acompanhar seu depoimento na sessão do impeachment, o cantor e compositor Chico Buarque não mostra muito otimismo que a petista escape de ter que deixar a Presidência da República em definitivo. Imagens de bastidores feitas pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS), no gabinete da Presidência do Senado e antes do início da sessão, de manhã, exibe um curto depoimento de Chico sobre as condições de Dilma salvar seu mandato. E diz que a esperança não é grande.

? Vamos torcer e esperar que esse drama tenha fim. A esperança não é grande, mas tudo bem, estamos aqui para dar uma força. E reforçar nossa democracia ? disse Chico Buarque a Paulo Pimenta.

O deputado petista gravou cerca de 50 minutos de bastidores de Dilma e convidados antes da sessão. Nas imagens, a petista aparece bem descontraída, brincando e tirando fotos com parlamentares aliados. Chico Buarque chegou logo depois na sala reservada a Dilma e, antes de aparecer, a presidente procura saber de seu paradeiro.

? Vocês não viram o Chico por aí não? ? pergunta Dilma.

Com a sua chegada, o compositor virou o centro da atenção no espaço. Deputados, vários deles candidatos à prefeito neste ano, fazem questão de tirar foto ao lado de Chico. Assim como assessores e dirigentes de movimentos sociais, como João Paulo Rodrigues, do MST.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pede para servirem um chá para Chico.

? De gengibre não quero. Prefiro um cafezinho ? pede Chico.

Dilma tirou fotos com as parlamentares do PT e do PCdoB que vão disputar eleições neste ano. A presidente afastada se espantou com o número de candidatas aliadas.

? Nossa! Nós temos muitas mulheres candidatas.

Os petistas vão chegando e cumprimentando Dilma.

? Loura, loura! Você é uma loura de fé! ? diz Dilma abraçando a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).

O futebol também é tema das conversas. Dilma lembrou o nome do time criado por Chico Buarque, para disputa de peladas.

? É o Politheama.

A gravação feita por Pimenta, num celular, era uma transmissão ao vivo para rádios e redes sociais que integram o sistema criado pelo PT batizado de Rede Nacional pela Legalidade.