Cotidiano

Chico Buarque canta com Alcione pela primeira vez

RIO – Já é tão tradicional quanto o próprio carnaval: o show de verão da Mangueira, que acontece hoje à noite no Vivo Rio, há 17 anos reúne a fina flor dos artistas mangueirenses para arrecadar fundos para o desfile da escola de samba do grupo especial. Nomes como Chico Buarque, Maria Bethânia, Alcione, Elba Ramalho, Fafá de Belém, Tantinho, Fernanda Abreu, Rosemary, Lecy Brandão e Sombrinha se juntam à bateria da agremiação e fazem um espetáculo-exaltação à Mangueira.

O espetáculo tem como fio condutor o enredo da escola: ?Só com a ajuda do santo?. É em torno dele que os artistas vão apresentar, além de sucessos próprios, músicas inspiradas em religiosidade.

É Maria Bethânia que abre a noite estrelada, cantando o clássico ?Reconvexo?, de Caetano Veloso (?Quem não rezou a novena de Dona Canô??). A cantora, homenageada no enredo do ano passado da escola (que foi campeã do carnaval com o tema) interpreta em seguida o samba-enredo agraciado de 2016, ?Maria Bethânia, a menina dos olhos de Oyá?.

Tributo aos pretos-velhos

Na sequência, Tantinho da Mangueira, grande baluarte da escola, entoa cinco sambas-exaltação compostos em homenagem à verde-rosa, como o ?Samba de exaltação à Mangueira?, de Aloísio Costa e Enéas Brites da Silva ? o do famoso verso ?Mangueira, teu cenário é uma beleza…?. E aí entra a cantora Leci Brandão, fazendo um tributo a seus pretos-velhos e inaugurando uma das parcerias inéditas do espetáculo: ela canta com Fernanda Abreu a música ?Romaria?, de Renato Teixeira.

Outras parcerias inéditas acontecerão ao longo da noite: depois que Mariene de Castro fizer sua apresentação, cantando ?É d?Oxum? (Gerônimo/ Vevé Calazans), e Fernanda Abreu interpretar ?Jorge da Capadócia? (de Jorge Benjor), entra no palco o mangueirense-ostentação Chico Buarque para cantar ?O que será?, e chamar Alcione para dividirem pela primeira vez a interpretação de ?O meu amor?.

Ao final do espetáculo, a bateria da escola sobe ao palco, e o resto é carnaval.

? Olha, eu faço isso a vida inteira, programação de shows de samba, mexo com samba o dia inteiro. A gente inventa coisas da nossa cabeça e o resultado só se mostra ao vivo, com a resposta do público ? comentou o diretor artístico do evento, Túlio Feliciano. ? Mas sempre acho que reunir nomes que nunca cantaram juntos dá certo. As pessoas têm desejo de cantar com outros artistas, e às vezes é preciso que um espetáculo desses faça a proposta. Por exemplo: este ano, é a primeira vez que Chico Buarque vai cantar com Alcione, e que a Leci Brandão vai cantar com a Fafá de Belém. Quem vai perder?